Deus chama a cada pessoa em particular. Algumas são chamadas a servir à Igreja como leigos e outras, como religiosos e religiosas, nas diversas Congregações e Ordens Religiosas.
Nós, Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria temos a missão de colaborar nesse trabalho evangelizador de Jesus Cristo a exemplo de Maria.
E para que esse nosso trabalho tenha continuidade, é necessário que haja jovens generosas, com coração disponível a fim de somar conosco nessa nossa missão.
Na
Igreja, quem é a Irmã Missionária do Santo Nome de Maria?
Conforme o nosso Fundador, Dom Willhelm Berning, a Irmã Missionária do Santo Nome de Maria é aquela que, respondendo ao chamado de Deus, procura irradiar a luz de Jesus Cristo no coração das pessoas, especialmente das crianças, dos jovens, dos doentes e abandonados. Nossa vocação é de sermos apóstolas do amor de Deus dedicando-nos totalmente e com o coração aberto ao Reino, assim como Maria viveu.
ETAPAS DA FORMAÇÃO RELIGIOSA DAS
IRMÃS MISSIONÁRIAS DO SANTO NOME DE MARIA
ACOMPANHAMENTO VOCACIONAL
A jovem inicia o processo de discernimento vocacional através de encontros que acontecem nas Comunidades de nossa Congregação nas regiões onde atuamos.
Visando o discernimento vocacional das jovens que desejam conhecer o Carisma da Congregação, oferecemos a elas a oportunidade de fazer uma experiência interna nos fins de semana, nas férias ou conforme as possibilidades numa das nossas Comunidades. Assim, oportunizamos um conhecimento melhor das Irmãs, dos seus trabalhos e vivência comunitária e religiosa.
Nessa etapa a jovem é acolhida em uma das Comunidades da nossa Congregação, tendo em vista o discernimento vocacional conforme o Carisma e Espiritualidade das Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria por meio do testemunho e convivência.
A jovem adquire um conhecimento maior da Vida religiosa e da Congregação. É tempo de preparação e de decisão para entrar no Postulantado. A duração depende da maturidade de cada jovem.
De acordo com o Direito Canônico, “o Postulantado é o tempo de preparação para o ingresso no Noviciado” (Can. 597§2). Nesse período “é oferecido à Postulante a oportunidade de conhecer a vida e as atividades da nossa Congregação, assim como o de obter clareza a respeito de suas aptidões e inclinações.” (Const. 72).
A etapa do Postulantado tem a duração de no mínimo seis meses. Conforme a idade, preparo e maturidade da jovem, ela pode estender-se por dois anos. (cf. Const. 74).
Conforme as nossas Constituições (nº 79) e o Cânon da Igreja (nº 646), com o Noviciado inicia-se a Vida Religiosa. Esta etapa destina-se, sobretudo, a introduzir a noviça na vida e no espírito da nossa Congregação de tal forma que sejam comprovadas sua intenção e aptidão. Ela deve fazer experiências do modo de viver da Congregação, desenvolver as suas capacidades humanas, entender e aprender o sentido e o conteúdo dos Conselhos Evangélicos, crescer no amor a Cristo e se preparar assim para a emissão da Profissão Temporária. (Can. 646; Const. nº 79).
O Juniorado é o período entre a Profissão Temporária e a Profissão Perpétua. Este visa à formação teológica e espiritual da Irmã juniorista e serve para averiguar sua vida religiosa, principalmente em relação à vida comunitária e à missão apostólica da Congregação. Ele deve propiciar à jovem Irmã uma maturidade humana e espiritual sempre crescente. Durante essa etapa, a juniorista participa da vida e do apostolado em nossas comunidades. Ela se empenha em integrar sua vida espiritual com as atividades apostólicas. Para isso ela é auxiliada pela acolhida e pelo exemplo da Comunidade em que vive (cf. Const. 95 e 96), pela Irmã formadora, pela Superiora Provincial e seu Conselho.
“O Terciado é o tempo de preparação imediata para os Votos Perpétuos. Para isso, a juniorista se prepara num clima de silêncio favorável à oração e renovação espiritual, para sua entrega total a Cristo e para a incorporação definitiva na nossa Congregação. O terciado tem a duração mínima de três meses.” (Const. nº 100, 100.1).
Cada Irmã, por toda vida, continua diligentemente a sua formação espiritual-doutrinal-profissional permanente, visando uma atualização sempre crescente diante dos mais diversos trabalhos realizados. Dessa forma, estará correspondendo às atuais necessidades na realidade em que atua. (cf. Can. 661 e Const. 109).
Oração Vocacional
(Papa Francisco - Oração à Maria no final da recitação do Santo Rosário (Praça de São Pedro, 31 de maio de 2013)
NOSSO CONTATO
Você gostaria de conhecer nossa Congregação?
Nós, Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria, esperamos por você!
Entre em contato conosco.
Pelos e-mails:
vocacional@pbmm.com.br
contato@pbmm.com.br
ANO VOCACIONAL CONGREGACIONAL - 2023
Em comunhão com toda a Igreja do Brasil, estamos vivendo em nossa Congregação o Ano Vocacional. Esse é um ano voltado a temática das vocações com reflexões, orações, promoções vocacionais e também trabalhos vocacionais. O tema proposto pela Igreja do Brasil para esse ano Vocacional 2023 é “Vocação: Graça e Missão” e o lema “Corações ardentes, pés a caminho” (cf. Lc 24, 32-33). E, em nossa Congregação, também aderimos esse tema e lema que tão bem resumem a dimensão vocacional e também acrescentamos um tema próprio da Congregação, em comunhão com o último Capítulo Provincial, sendo o tema: "Como Maria, ser sinal do vinho novo".
Convidamos você a estar nessa comunhão conosco Irmãs e Leigos Missionários do Santo Nome de Maria através da oração e também incentivando e trabalhando para que tenhamos mais vocações para a Igreja e, se for da vontade de Deus, para que tenhamos mais vocações em nossa Congregação.
E você que sente um chamado à Vida Consagrada Religiosa, ou deseja discernir a sua vocação, ou ainda, deseja conhecer o nosso carisma congregacional, sinta-se convidada a participar dos nossos encontros vocacionais. Entre em contato e saiba mais informações. FALE CONOSCO
ORAÇÃO DO ANO VOCACIONAL 2023 - CNBB
Senhor Jesus, enviado do Pai e Ungido do Espírito Santo, que fazeis os corações arderem e os pés se colocarem a caminho, ajudai-nos a discernir a graça do vosso chamado e a urgência da missão.
Continuai a encantar famílias, crianças, adolescentes, jovens e adultos, para que sejam capazes de sonhar e se entregar, com generosidade e vigor, a serviço do Reino, em vossa Igreja e no mundo.
Despertai as novas gerações para a vocação aos Ministérios Leigos, ao Matrimônio, à Vida Consagrada e aos Ministérios Ordenados. Maria, Mãe, Mestra e Discípula Missionária, ensinai-nos a ouvir o Evangelho da Vocação e a responder com alegria.
Amém!
Visite também as nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.
Lá você também encontrará informações e notícias sobre a nossa Congregação.