Deus chama a cada pessoa em particular. Algumas são chamadas a servir à Igreja como leigos e outras, como religiosos e religiosas, nas diversas Congregações e Ordens Religiosas.
Nós, Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria temos a missão de colaborar nesse trabalho evangelizador de Jesus Cristo a exemplo de Maria.
E para que esse nosso trabalho tenha continuidade, é necessário que haja jovens generosas, com coração disponível a fim de somar conosco nessa nossa missão.
Na
Igreja, quem é a Irmã Missionária do Santo Nome de Maria?
Conforme o nosso Fundador, Dom Willhelm Berning, a Irmã Missionária do Santo Nome de Maria é aquela que, respondendo ao chamado de Deus, procura irradiar a luz de Jesus Cristo no coração das pessoas, especialmente das crianças, dos jovens, dos doentes e abandonados. Nossa vocação é de sermos apóstolas do amor de Deus dedicando-nos totalmente e com o coração aberto ao Reino, assim como Maria viveu.
ETAPAS DA FORMAÇÃO RELIGIOSA DAS
IRMÃS MISSIONÁRIAS DO SANTO NOME DE MARIA
ACOMPANHAMENTO VOCACIONAL
A jovem inicia o processo de discernimento vocacional através de encontros que acontecem nas Comunidades de nossa Congregação nas regiões onde atuamos.
Visando o discernimento vocacional das jovens que desejam conhecer o Carisma da Congregação, oferecemos a elas a oportunidade de fazer uma experiência interna nos fins de semana, nas férias ou conforme as possibilidades numa das nossas Comunidades. Assim, oportunizamos um conhecimento melhor das Irmãs, dos seus trabalhos e vivência comunitária e religiosa.
Nessa etapa a jovem é acolhida em uma das Comunidades da nossa Congregação, tendo em vista o discernimento vocacional conforme o Carisma e Espiritualidade das Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria por meio do testemunho e convivência.
A jovem adquire um conhecimento maior da Vida religiosa e da Congregação. É tempo de preparação e de decisão para entrar no Postulantado. A duração depende da maturidade de cada jovem.
De acordo com o Direito Canônico, “o Postulantado é o tempo de preparação para o ingresso no Noviciado” (Can. 597§2). Nesse período “é oferecido à Postulante a oportunidade de conhecer a vida e as atividades da nossa Congregação, assim como o de obter clareza a respeito de suas aptidões e inclinações.” (Const. 72).
A etapa do Postulantado tem a duração de no mínimo seis meses. Conforme a idade, preparo e maturidade da jovem, ela pode estender-se por dois anos. (cf. Const. 74).
Conforme as nossas Constituições (nº 79) e o Cânon da Igreja (nº 646), com o Noviciado inicia-se a Vida Religiosa. Esta etapa destina-se, sobretudo, a introduzir a noviça na vida e no espírito da nossa Congregação de tal forma que sejam comprovadas sua intenção e aptidão. Ela deve fazer experiências do modo de viver da Congregação, desenvolver as suas capacidades humanas, entender e aprender o sentido e o conteúdo dos Conselhos Evangélicos, crescer no amor a Cristo e se preparar assim para a emissão da Profissão Temporária. (Can. 646; Const. nº 79).
O Juniorado é o período entre a Profissão Temporária e a Profissão Perpétua. Este visa à formação teológica e espiritual da Irmã juniorista e serve para averiguar sua vida religiosa, principalmente em relação à vida comunitária e à missão apostólica da Congregação. Ele deve propiciar à jovem Irmã uma maturidade humana e espiritual sempre crescente. Durante essa etapa, a juniorista participa da vida e do apostolado em nossas comunidades. Ela se empenha em integrar sua vida espiritual com as atividades apostólicas. Para isso ela é auxiliada pela acolhida e pelo exemplo da Comunidade em que vive (cf. Const. 95 e 96), pela Irmã formadora, pela Superiora Provincial e seu Conselho.
“O Terciado é o tempo de preparação imediata para os Votos Perpétuos. Para isso, a juniorista se prepara num clima de silêncio favorável à oração e renovação espiritual, para sua entrega total a Cristo e para a incorporação definitiva na nossa Congregação. O terciado tem a duração mínima de três meses.” (Const. nº 100, 100.1).
Cada Irmã, por toda vida, continua diligentemente a sua formação espiritual-doutrinal-profissional permanente, visando uma atualização sempre crescente diante dos mais diversos trabalhos realizados. Dessa forma, estará correspondendo às atuais necessidades na realidade em que atua. (cf. Can. 661 e Const. 109).

Oração Vocacional
(Papa Francisco - Oração à Maria no final da recitação do Santo Rosário (Praça de São Pedro, 31 de maio de 2013)
Convidamos você a estar nessa comunhão conosco Irmãs e Leigos Missionários do Santo Nome de Maria através da oração e também incentivando e trabalhando para que tenhamos mais vocações para a Igreja e, se for da vontade de Deus, para que tenhamos mais vocações em nossa Congregação.
E você que sente um chamado à Vida Consagrada Religiosa, ou deseja discernir a sua vocação, ou ainda, deseja conhecer o nosso carisma congregacional, sinta-se convidada a participar dos nossos encontros vocacionais. Entre em contato e saiba mais informações.
NOSSO CONTATO
Você gostaria de conhecer nossa Congregação?
Nós, Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria, esperamos por você!
Entre em contato conosco. Aqui pelo site
Pelo e-mail: contato@pbmm.com.br
Visite também as nossas redes sociais: Facebook, Instagram e Youtube.
Lá você também encontrará informações e notícias sobre a nossa Congregação.