“Os últimos Papas tem insistido bastante na importância do papel dos leigos para a atividade missionária... A participação dos leigos na expansão da fé é clara, desde os primeiros tempos do cristianismo, tanto no nível de indivíduos e famílias, como na comunidade inteira.” (Redentoris Missio nº 71).
“Hoje, alguns institutos religiosos chegaram à convicção de que o seu carisma pode ser partilhado com os leigos. E assim estes são convidados a participar mais intensamente da espiritualidade e missão da própria Congregação.” (Sobre a Vida Consagrada, João Paulo II, nº 54).
No dia 18 de dezembro de 1997 a equipe “Missão com os leigos”, formada por um grupo de Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria, reuniu-se pela primeira vez, trocando ideias como os leigos poderiam trabalhar conosco, vivendo o nosso carisma e como dar-lhes a necessária formação.
A partir de setembro de 1998 houve várias reuniões coordenadas pela Irmã M. Ursula Feid junto com um grupo de leigos e leigas interessados, visando esclarecer mais o assunto.
Em 19 de março de 1999 oito senhoras se encontraram na chácara “Rainha da Paz” para dar início à caminhada de Leigos Missionários ligados à Congregação das Irmãs Missionárias do santo Nome de Maria. Planejaram os dias de encontro e deram sugestões para o nome do grupo. Após ouvir também sugestões das Irmãs, foi dado o nome de “Leigos Missionários do Santo Nome de Maria”.
Aos poucos mais pessoas interessadas foram chegando, formando diversos grupos.
Após a formação, os Leigos Missionários são enviados para a missão na Igreja, durante uma missa festiva celebrada pelo bispo diocesano ou um padre. Nesta ocasião recebem como sinal de pertença um anel e se comprometem a viver o Carisma Missionário-Mariano da Congregação sendo missionário(a) do jeito de Maria na sua família, na comunidade paroquial, no local de trabalho e em toda parte onde se encontrar.
Na vivência do dia a dia os Leigos Missionários assumem:
- Diariamente reservar um breve espaço de tempo para leitura da Palavra de Deus.
- Configurar a vida profissional e relacionamentos pessoais segundo o Evangelho.
- Expressar a vida cristã mediante a Celebração Eucarística e a participação ativa na vida da comunidade.
- Cultivar um estilo de vida simples.
- Participar dos encontros mensais visando os seguintes objetivos:
> Busca de um conhecimento mais profundo da Congregação.
> Partilha de vida e reflexão espiritual.
> Aprofundamento teológico.
> Participação nas celebrações específicas da Congregação.
> Participar nos dias de retiro e confraternização.
Cada ano são realizados: os encontros mensais, a festa junina, dois dias de retiros e a Confraternização de Natal.
Havendo mais pessoas interessadas para serem Leigos Missionários do Santo Nome de Maria, participarão em algum dos grupos que se reúnem mensalmente. Após conhecer melhor o “Ser Leigo Missionário” e decidir participar, dar-se-á início à formação.
Terminada a formação, serão integradas no grupo dos Leigos Missionários do Santo Nome de Maria.
A Congregação das Irmãs Missionárias conta com grupos de Leigos Missionários na Alemanha, Maringá, Paranacity e Sinop. Há mais dois grupos na fase de formação: em Manaus e em Pilar/ Paraguay.
Quem desejar conhecer melhor os Leigos Missionários do Santo Nome de Maria, poderá entrar em contato com:
Ir. M. Rosa (44) 3028-8320 Maringá-PR |
Ir. Luci Maria (66) 3531-2005 Sinop-MT |
Ir. Maria do Carmo (92) 3213-3839 Manaus-AM |
VEJA ALGUMAS FOTOS DA NOSSA TRAJETÓRIA: