- 2 de fevereiro de 2023
Ao falarmos da Vida Religiosa Consagrada, nos referimos a pessoas que se deixam mover e conduzir pelo Espírito Santo e testemunham o viver para Deus e para os outros com alegria e doação.
Os que respondem ao apelo de Deus para seguir Jesus na Vida Religiosa Consagrada buscam nortear suas vidas tendo como princípio os ensinamentos e os exemplos de Jesus Cristo, nos conselhos evangélicos de pobreza, Castidade e obediência, à luz dos carismas e espiritualidade de cada congregação.
A Vida Consagrada é sinal da bondade de Deus. E não poderia ser diferente, uma vez que a experiência do encontro com Cristo nos leva a estar em constante movimento em direção a outras pessoas. Acolhidos e amados por Ele somos chamados a colocar Cristo no centro de nossas vidas. Por isso, nos descentralizamos. Importa, ser sinal para aos outros.
A Vida Religiosa não é feita de pessoas perfeitas, mas, de pessoas que buscam constantemente configurar-se com Cristo e quanto mais se dedicam nessa busca, mais se tornam presentes e imersos na história e na realidade de seu tempo e do povo onde estão em missão. Assim afirma a Constituição Dogmática Lumen Gentium, quando diz que, a Vida Religiosa embeleza a Igreja por sua perseverante e humilde fidelidade à sua consagração, e por prestar generosamente variados serviços (LG, 46).
No concreto do dia a dia, vemos luz e transformação, na presença e atuação dos religiosos em todas as frentes de missão. Por exemplo, Educação, saúde, pastoral e promoção da vida.
Os religiosos atuam em meio a todas as realidades desafiadoras. Como explicar a alegria no testemunho dos que seguem a Cristo? Mais do que com palavras isso se expressa na vida e nas atitudes dos consagrados que partilham o seu ser e a experiência do amor de Deus cotidianamente.
É certo que o exercício diário da oração, o contato com Palavra de Deus e a participação na Eucaristia, ajudam para que permaneçam impregnados e identificados como pertença a Deus, em seu ser e em sua missão.
Quantas vidas são tocadas e beneficiadas diariamente pelo trabalho e pela presença da Vida Religiosa! Isso é dom, é graça de Deus! Rezemos para que os consagrados (as) possam continuar sendo testemunhas do Deus vivo, promotores de comunhão, da justiça, da paz, da integridade da criação e nunca se esqueçam de levar por meio de suas vidas a luz de Cristo a todas as pessoas.
Ir. M. Helena Teixeira - Provincial MSNM
VEJA OUTRAS NOTÍCIAS AQUI DO SITE