- 5 de junho de 2022
Para compreender essa nova realidade e essa nova linguagem, é preciso viver o amor, que supera todas as divisões de raça, cor e condição social. Viver esse amor é comunicá-lo aos outros. A comunidade se alegra. E essa alegria é anúncio da vitória da vida sobre a morte, característica dos que lutam por um mundo novo e fraterno.
Ressuscitado, o Filho envia o Espírito Santo, que é o amor do Pai e do Filho e que é, em outras palavras, a presença de Deus em nossas vidas. Ele está conosco. É preciso que acreditemos e que recebamos esse amor e essa misericórdia de Deus, constantemente se revelando a nós e na comunidade. Que nós vençamos a cegueira espiritual e possamos usufruir e levar aos irmãos esse amor tão grande que o Pai nos proporciona.
Peçamos a Deus o dom do Espírito Santo para que seja Ele quem nos impulsione a caminhar juntas como irmãs na construção de uma sociedade mais fraterna e na busca da plena unidade e sororidade.
O convite é, abrir as nossas mentes e os nossos corações para a ação do Espírito Santo em nós, para que nos santifique e nos faça testemunhas de Cristo no mundo e nossas comunidades.
Procuremos servir aos irmãos, aproveitando os dons espirituais que recebemos. Que a luz e o poder do Espírito Santo, o Paráclito nos ilumine e nos acompanhe sempre.
Que Caminhemos juntos no caminho da fé e a receber a vinda do Espírito Santo, para que nos ajude a ser autênticas testemunhas do amor do Senhor por todos.
Com a força que recebemos do Espírito Santo podemos ser verdadeiras testemunhas do Evangelho no mundo, na busca da sinodalidade, da fraternidade e da partilha.
O Espírito Santo nos faz irmãs em Cristo, por isso, invocamos para que Ele desça sobre nós e permaneça sempre conosco em todos os momentos.
Que o Senhor nos encontre prontas para receber a efusão abundante do Espírito Santo. Que a graça de seus dons infunda em nós uma nova vitalidade para a fé, reforce a esperança e dê força operativa à caridade e a busca diária da solidariedade e do testemunho.
Como Igreja viva, povo de Deus, vamos agradecer a riqueza de dons derramados sobre nós no dia de nosso batismo e em nossa crisma, da nossa Congregação e hoje, na festa da unidade, comprometendo-nos e sentindo-nos enviadas a anunciar ao mundo, o Evangelho da vida e da salvação, conforme o envio de Jesus. Devemos nos sentir encorajados e ousados diante do mundo, para testemunhar o projeto do Reino de Deus, expresso na vivência do amor, da justiça, da paz e da fraternidade.
Supliquemos mais uma vez os dons da Sabedoria e Inteligência, do Conselho e Fortaleza, da Ciência e Piedade e do Temor de Deus, a fim de que a Festa de Pentecostes seja para nós, a marca de uma nova vida e um novo espírito nos relacionamentos, impulsione nosso testemunho pessoal e comunitário.
Vem Espírito Santo e nos ajude a ser mais santas e unas.
Abençoada e feliz festa de Pentecostes!
Ir. M. Helena Teixeira - Provincial MSNM