- 16 de fevereiro de 2021
IRMÃS MISSIONÁRIAS DO SANTO NOME DE MARIA NA DIOCESE DE SINOP E NA PARÓQUIA SANTO ANTONIO POR 47 ANOS, SE DESPEDEM DE SINOP - MATO GROSSO.
Em 1973 as Irmãs chegaram na cidade de Vera. Lá, as Irmãs trabalharam na Pastoral e na Saúde, especialmente no tratamento da Malária. Muitas Irmãs trabalharam nesta comunidade. O destaque é para a Ir. M. Adelis que por muitos anos era a Coordenadora da Saúde, só muito tempo depois veio para a cidade o primeiro médico. A Ir. Adelis era chamada de ANJO DA GLEBA.
Na cidade de Sinop, as Irmãs chegaram em 1974. Muitas Irmãs trabalharam na Saúde, na Educação, nas Pastorais e na Promoção Humana. No início, tudo era muito precário, mas Irmãs juntamente com o povo viviam a missão na alegria e na doação. As Irmãs trabalharam muito bem com os Padres Jesuítas. No começo, com Dom Henrique Frölich e Pe. João Salarini.
Temos um grupo de Leigos Missionários, a quem prometemos continuação no atendimento e tantos outros leigos parceiros e amigos. Nós sempre fomos muito bem aceitas na Diocese, a qual também atendemos com muito amor e dedicação.
Eu, Ir. M. Helena agradeço especialmente o apoio e a unidade de trabalho que tive com Dom Gentil e tantos Padres.
Ressaltamos aqui a parceria com outras Congregações na CRB e na Pastoral Vocacional.
Coordenações exercidas pelas irmãs nestes anos:
· Secretaria de Educação em Sinop e em Matupá;
· Escola Nilza;
· Posto de Saúde;
· Todas as Pastorais na Diocese e na Paróquia Santo Antônio;
· Catequese no Regional e na Diocese;
· Pastoral da Criança Diocesana;
· Infância Missionária;
· Casa de encontro Shalon;
· Formação de liderança, colaboração no Seminário Menor e Maior. Formação em geral.
Quando abrimos a nossa Comunidade Religiosa em Cuiabá em 1977, as Irmãs foram trabalhar na Saúde, na Pastoral e na Promoção Humana, em bairro bem pobre de Cuiabá.
Em Matupá, o principal trabalho no início, foi na Saúde, para cuidar especialmente dos doentes de malária. A Ir. Adelis se dedicou a esta causa, até ficar muito doente. Saiu de Matupá para Maringá em um pequeno avião, vindo a falecer na Santa Casa, 10 dias depois. Em Matupá, o povo a considera o “Anjo da malária e rezam pedindo a intercessão dela até hoje”.
As Irmãs que atuam hoje em Matupá, se dedicam à Educação, à Saúde Alternativa e na Promoção da Vida. As Irmãs também auxiliam na Paróquia nos finais de semana.
A Comunidade Religiosa de Sinop, foi a casa principal da região. As Irmãs vinham para médico, para tomar ônibus, para realização de Assembleias...
Tínhamos um Aspirantado e acompanhamos muitas jovens no discernimento vocacional. Deste Aspirantado saíram algumas vocacionadas para a formação e Profissão Religiosa em Maringá.
Ir. Irene Lauro de Juara
Ir. M. Teresinha de Colíder
Ir. M. Fátima de Nova Canaã
Ir. Maria Couto de Sinop
Ir. M. Rosimere de Nova Guarita
Ir. M. Glasiela de Sinop
As Irmãs colaboraram na edificação de muitas obras em Sinop. O complexo Pastoral da Paróquia Santo Antônio foi construído basicamente com recursos da Alemanha e o empenho das Irmãs.
Nos últimos anos se dedicaram ao trabalho na Paróquia a Ir. Rosangela, Ir. Luci e Ir. Aparecida. Uma gratidão especial à Ir. Rosangela, que por muitos anos se dedicou de corpo e alma à Paroquia na formação de lideranças, pastoral em geral e, sobretudo, na Catequese. Ela se desdobrou para atender o Shalon e também a catequese e outras formações a nível de Diocese.
Hoje agradecemos a Deus pela oportunidade de dividir a nossa vida e missão em terras mato-grossenses, sobretudo, na Paróquia Santo Antonio de Sinop, de onde estamos saindo por motivos adversos a nossa vontade.
Deus seja louvado por tudo!
Ir. M. Helena Teixeira - Provincial MSNM
ALGUNS REGISTROS DA MISSA EM AÇÃO DE GRAÇAS PELOS 47 ANOS DE PRESENÇA DA CONGREGAÇÃO NA CIDADE DE SINOP.
Veja na galeria de fotos, aqui abaixo, algumas fotos tiradas no dia 13 de fevereiro de 2021, dia em que tivemos a Santa Missa em Ação de Graças pelos quase 47 anos de presença de nossa Congregação Religiosa na cidade de Sinop, especialmente na Paróquia Santo Antônio e também despedida e bênção de envio das Irmãs Aparecida e Luci. Nesta Missa presidida por Dom Canísio Klaus e concelebrada pelos Padres Jesuítas: Roberto, Guido e Ivo, e também pelo Padre Diocesano, Padre Davi (Coordenador Pastoral da Diocese), participaram as Irmãs Aparecida e Irmã Luci, que foram enviadas para a nova missão e também a Ir. M. Glasiela, que pertence a nossa Comunidade Religiosa na Bahia (Itapicuru-BA), e que nesse tempo está em visita à família na cidade de Sinop.
Foram 47 anos de muita história, doação e entrega de cada Irmã e formanda que passou nesse chão sagrado, que agora continuará através dos Leigos e Leigas Missionários do Santo Nome de Maria. Nossa Gratidão a Deus por tudo que aqui vivemos e que agora fica na memória do povo sinopense. "Tudo para a maior glória de Deus a exemplo de Maria Santíssima. Assim seja!"