- 12 de setembro de 2020
“Sede fiéis Missionárias do Santo Nome de Maria, honrai o vosso nome, pela vossa vida”. (Dom Wilhelm Berning)
Queridas Irmãs e Noviças!
Enquanto peregrinamos na terra, Maria é "a mãe educadora da fé" (cf. LG 63). Assim como dentro de seu seio, Jesus foi sendo plasmado, hoje ela intercede para que sejamos intimamente tocadas pelo Evangelho, Alimento com o qual Maria viveu e quer que vivamos.
Maria intercede por nós, para que conformemos os nossos sentimentos aos sentimentos de seu Filho Jesus. Por isso, ela repete hoje o que disse nas bodas de Caná: "Façam tudo o que ele vos disser" (cf. Jo 2,5). É um apelo para escutarmos sua voz. Se desejamos que Ele nos ajude, nos socorra, nos dê vida nova, transforme a nossa água em vinho, temos que fazer tudo o que Ele nos disser.
Aqui está o segredo de Maria, fazer somente o que Deus quer, “EIS AQUI A SERVA DO SENHOR” (cf. Lc 1,38). No AT, o povo de Israel disse para sancionar a aliança no Sinai: “Veio Moisés, chamou os anciãos do povo e expôs diante deles todas as palavras que o Senhor lhe havia ordenado”. Então todo o povo respondeu: “Tudo o que o Senhor disse, nós o faremos” (cf. Ex 19,7-8). Encontramos as mesmas palavras na ratificação daquela aliança e nos compromissos assumidos na conquista da terra de Canaã, o povo disse a Josué: “Serviremos somente ao Senhor e a sua voz obedeceremos" (cf. Js 24,24).
Se nós queremos confirmar a nossa aliança com o Senhor, se queremos que nossa vida seja testemunho, que nossa água se transforme no "vinho novo", precisamos escutar as palavras de nossa Mãe e modelo: "Fazei o que ele vos disser". Qual será a nossa resposta? O que Ele nos pede hoje?
Deus nos fala de muitas maneiras e fala-nos pessoalmente. Já não dá para ficarmos surdas e cegas aos incontáveis apelos que Ele nos faz, à sua voz que nos pede fidelidade incondicional, como pediu a Maria e Ela correspondeu em todos os momentos de sua existência. É preciso estar atentas e captar as interpelações de Deus. Para que como Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria, estejamos abertas e disponíveis.
Que ao celebrarmos a festa de nosso Onomástico, tenhamos presente, o nosso primeiro amor, o nosso ponto de partida, para que nosso ser e nossa missão seja realizada na fidelidade, para a maior Glória de Deus a exemplo de Maria. Que nossa fé seja ardente e nossa esperança sempre renovada, sobretudo, em tempos de Pandemia.
Abençoada festa para todas nós “Marias Missionárias”.
Ir. M. Helena Teixeira - Provincial das Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria