- 6 de outubro de 2017
A
vida missionária requer de nós a busca constante da vontade de Deus através da
oração pessoal e comunitária. Requer também discernimento diário, amor
incondicional à causa do Reino e, sobretudo, a graça de estar sempre em “Estado
de saída” para encontrar irmãos novos, família nova, desafios novos na
solidariedade com os mais pobres.
Foi assim que a nossa Província Maria Missionária, das Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria, com sede em Maringá sentiu o apelo da Igreja de abrir mais uma frente missionária. Nós, Ir. M. Helena Teixeira e Ir. M. Cleide fomos convidadas a iniciar essa missão. Começamos nossa viagem no dia 23 de maio de 2017 rumo ao norte do Brasil, no Litoral do Maranhão, na cidade de Cândido Mendes, na Diocese de Zé Doca.
No dia 26 de maio de 2017 chegamos em São Luiz, Capital do Maranhão e fomos recebidas no Seminário Maior de Zé Doca e no dia 27, à noite, chegamos em Candido Mendes e fomos recebidas com festa pelos Padres Nato e Cosmo, bem como por toda a comunidade.
Na
mesma Semana iniciamos os contatos e a nos organizar para a missão. Além da Matriz, e da Paróquia N. S. da Conceição, temos 22 duas
comunidades no entorno da cidade e no interior, incluindo o Litoral do Brasil.
Ir. M. Cleide, além do atendimento às pessoas doentes, está se empenhando na formação da Pastoral da saúde, da acolhida e do COMIPA. Eu, Ir. M. Helena Teixeira, atendo as demais Pastorais, Movimentos e ministério de formação na cidade, no interior, na Diocese e colaboro também na Formação dos seminaristas do Seminário maior de São Luiz.
O povo nos procura diariamente e nós tentamos na medida do possível atender a todos.
Já formei a equipe de Pastoral Vocacional, e a pedido do Padre, estou organizando a formação de um grupo de Leigos Missionários do Santo Nome de Maria. Também já temos algumas jovens fazendo discernimento vocacional e conhecendo o Carisma da nossa Congregação.
Deus seja louvado por tudo e nos ilumine nesta nova e árdua missão!
Ir. M. Helena Teixeira - MSNM