CONTAGEM REGRESSIVA PARA OS 100 ANOS DE NOSSA CONGREGAÇÃO RELIGIOSA

 

Neste ano de 2020, nós, Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria e Leigos Missionários do Santo Nome de Maria, estamos vivendo um tempo de graça e de profundo agradecimento a Deus pelos 100 anos de fundação de nossa Congregação.

No dia 25 de março de 2020 nossa Congregação completará 100 anos de existência e evangelização através do nosso carisma de “Anunciar Jesus Cristo pela nossa vida, a exemplo de Maria”.

Esta celebração do centenário é motivo de grande alegria para nós Irmãs, Formandas, Leigos Missionários, Colaboradores e Padres com quem trabalhamos atualmente e ao longo desses anos.  Por isso iniciamos as comemorações em 2019 vivendo assim a graça do Ano Jubilar com “O olhar de gratidão  para o passado, vivendo o presente com paixão e abraçando o futuro com esperança’  (cf. Papa Francisco, carta para Ano da Vida Consagrada).

As celebrações e eventos estão acontecendo no Brasil e na Alemanha. Aqui no Brasil, foram várias celebrações e agradecimentos em 2019, inclusive uma Romaria à Aparecida do Norte, saindo das diversas regiões onde nossas Irmãs estão em missão, para participar da Celebração Eucarística no Santuário de Aparecida, transmitida pela TV Aparecida.

E para celebrar com grande júbilo esse dia histórico, no dia 22 de março deste ano teremos em Maringá, na Paróquia São José Operários, a Missa em Ação de Graças pelo Carisma Missionário recebido de Deus e vivenciado ao longo destes 100 anos, em dois continentes.  Será um momento de louvar e agradecer a Deus pelas graças e bênçãos que nunca nos faltaram nestes anos de existência. Teremos também a alegria de celebrar nessa missa o jubileu de 70 anos de Vida Religiosa de Ir. M. Johannita e Ir. M. Dolores e também o Jubileu de 50 anos de Vida Religiosa de Ir. M. Beatriz.

Para dar continuidade a esse dia tão especial teremos no Colégio Santo Inácio um almoço festivo de confraternização e também exposição  de materiais, fotos, vídeos e objetos evidenciando um pouco da história da nossa Congregação.

Na Alemanha as celebrações e eventos também iniciaram em 2019 e nesse ano de 2020, nesse período, estão acontecendo palestras e reflexões. No dia 23 de março Ir. M. Helena Teixeira, Superiora Provincial, Ir. M. Teresa Muller e Ir. M. Lídia Brizuela irão para a Alemanha nos eventos de comemoração do centenário. Elas estarão representando a nossa Província -  Irmãs do Brasil e do Paraguai.

Com Maria Santíssima, em júbilo, nós Irmãs, queremos entoar um hino de Ação de Graças pela fidelidade ao trabalho de evangelização assumido por nosso Fundador Dom Wilhelm Berning “A minha alma engrandece o Senhor e se alegra o meu espírito em Deus meu Salvador…” (Lc 1, 46). Como Maria, continuamos dando nosso SIM, permitindo que nossa vida e nosso coração possam exultar de alegria em qualquer situação, pois temos certeza de que, Aquele que nos Chamou e Enviou  nos acompanha em todos os momentos.

Que Maria, nossa Mãe, por meio de seu Filho Jesus Cristo, nos acompanhe e nos faça fecundas anunciadoras do Reino de Deus.







Ó Santíssima Trindade, ao celebrarmos o Centenário da nossa Congregação, nós vos glorificamos e bendizemos por vossa presença amorosa que nos acompanha no decorrer da nossa história como Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria. Agradecemos por inspirardes Dom Wilhelm Berning a fundar a nossa Congregação dando-nos Maria como nosso modelo e guia.

Nós vos louvamos pelo chamado que fizestes às seis primeiras jovens que iniciaram o caminho missionário de doação e testemunho junto ao povo com o auxílio e colaboração de Ir. Evarista, religiosa da Divina Providência. E pelas demais Irmãs que, ao longo da história, se colocaram nesse mesmo caminho e na ousadia de se lançarem para novas frentes de missão no chão sagrado de novas culturas na Alemanha, Suécia, Brasil e Paraguai, testemunhando o vosso amor, a vossa paz e a vossa alegria.

Nós vos agradecemos por nos terdes mantido fiéis na missão de colaborar na evangelização como discípulas missionárias a serviço do Reino para despertar, confirmar e propagar a fé do jeito de Maria, priorizando as realidades de Diáspora, especialmente onde a vida está ameaçada.

Senhor, dai a todos nós, Irmãs, Formandas e Leigos Missionários, a vossa graça para que vivamos o nosso carisma com fidelidade e profecia, anunciando Jesus Cristo e cooperando na expansão do vosso Reino com fidelidade na vida da Igreja peregrina.

Ó Maria, ensinai-nos a cumprir a vontade do Pai. Que nosso ser, agir e pensar sejam sempre para a maior glória de Deus como vós o fizestes ao longo da vossa vida.

AMÉM!

(Oração elaborada pelo Juniorado 2019 - MSNM)


Veja outras notícias do site