UMA ÁRVORE E UMA HISTÓRIA DE MISSIONARIEDADE

Muitos fatos, acontecimentos e testemunhos de vida e de missão marcaram a história da nossa Congregação ao longo destes 100 anos. A árvore cresceu, estendeu seus ramos e produziu frutos.

No lugar em que a Ir. Michaele sofreu o acidente tem uma árvore bonita, verde e com galhos estendidos em quatro direções: norte, sul, leste, oeste. Parece indicar o exemplo da missionária Ir. M. Michaele para toda a nossa Congregação.

A Ir. M. Michaele tinha um carinho e um cuidado muito grande com a nossa missão no Brasil. Ela vinha com frequência visitar as irmãs mesmo antes de ser Superiora Geral. Ela foi procuradora da missão no Brasil. Foi ela quem angariou recursos para a aquisição da chácara Paulista (Rainha da Paz).

No dia 18 de maio de 1973 ela desembarcou mais uma vez (ela não sabia, mas seria o último desembarque no Brasil). Seu corpo está plantado qual semente, na terra missionária que ela tanto amou. Nesta última viagem, ela trouxe mais duas Missionárias para a então Regional brasileira, eram elas: Ir. M. Irene Bolmer e Ir. M. Lioba.

Após cumprimentar algumas irmãs em Maringá, seguiu para Ubiratã e na volta, o carro em que ela estava sofreu um acidente e ela morreu na carroceria de um caminhão enquanto era levada para o hospital em Campo Mourão.

No local foi colocada uma cruz e quase 40 anos depois o lugar está preservado pelo proprietário da terra. Além da cruz há a frondosa árvore em destaque no meio da terra mecanizada e altamente produtiva.

Até hoje o povo da região visita o lugar para rezar e colocar flores. Foi também o povo quem colocou uma imagem de Nossa Senhora Aparecida ao lado da cruz.

O túmulo da Ir. M. Michaele está na chácara Rainha da Paz.

Que ela interceda por nós.

Ir. M. Helena Teixeira – Provincial MSNM