UM MOMENTO ESPECIAL NAS ÁGUAS E NO CHÃO SAGRADO DA IGREJA DE TEFÉ-AMAZONAS


Quero aqui partilhar a linda experiência que tive a graça de vivenciar nas águas e terras amazônicas.  Foi uma semana de intensa experiência do Deus amor, companheiro de caminhada. Do Deus que vê, ouve, sente a dor do seu povo e desce para libertá-lo. Foram 15 horas de lancha, no trajeto de Manaus à Tefé. E mais 30 horas de barco da cidade de Tefé até a cidade de Jutaí-AM, que acolheu a V Assembleia das Comunidades Eclesiais de Base – CEBs  da Prelazia de Tefé.

Foram 4 barcos alugados pela Prelazia para transportar toda essa gente de fé até o chão Sagrado da Paróquia São José de Jutaí.  Eram pessoas, que muito animadas, se deslocaram das muitas comunidades dessa região: das águas  do médio Solimões  Tefé, Alvarães, Uarini, Fonte Boa, Maraã, Japurá, Juruá, Carauari e Itamarati,  para se encontrarem de 10 a 14 de julho, em Jutaí. Foram muitas horas e dias, até 1 semana de viagem de barco, subindo e/ou descendo os rios da região.

Foi um momento de partilhar a vida e a missão com as 900 lideranças urbanas, indígenas e ribeirinhas. Um povo animado, que não se deixa abater pelo sofrimento e os desafios que a realidade lhes impõe. 

Também foi impossível não se emocionar a ver como a comunidade, dentro das suas possibilidades, movimentou a cidade para acolher, acomodar e alimentar durante 4 dias os delegados, convidados e assessores. Era visível o brilho e animação das pessoas para vivenciarem esse tempo de partilha e comunhão de vida.

O tema da assembleia foi: Juventude numa Igreja em estado permanente de missão!  Conexões entre Sínodos da Juventude e da Amazônia!  A iluminação bíblica foi: Não tenham medo! Vão anunciar! (Mt 28,10).  Como toda a reflexão tinha como protagonistas a juventude, 30% dos delegados eram jovens.

Foram momentos lindos, marcado de muito cuidado e escuta das gerações. Escuta de gritos muito pontuais, como: o auto índice de suicídio nas comunidades, as diversas violências nas águas e comunidades ribeirinhas. Foi muito impactante, enquanto se fazia abertura da assembleia, o grupo recebeu uma triste e dura notícia: uma das lideranças comunitária, que também deveria estar na assembleia, foi brutalmente assassinado. Silêncio de dor e solidariedade  para com os familiares e comunidade.

A reflexão também olhou e focou para Amazônia como um novo  caminho para a Igreja e para uma Ecologia Integral! Foi uma linda experiência numa Igreja toda organizada no modelo de Comunidades Eclesiais. De uma Igreja que mesmo experimentando e vivendo grandes desafios, quer ser uma Igreja em saída, uma Igreja que deseja cuidar da juventude para que esta seja de fato sempre mais Igreja.

Que Deus continue abençoando e protegendo esta Igreja que sofre, luta e navega sempre sonhando e buscando águas mais profundas, pois não é mais possível permanecer nas beiradas ou ribanceiras, o barco requer sempre águas mais profundas para não correr o risco de ficar encalhado.

Foi lindo partilhar este caminho com Ir. Eurides, o cantor e poeta Zé Vicente, Irmão João Gutemberg, Frei Klenen, Dom Tadeu, Luniningue - missionária Leiga e também com todo povo de Deus, Igreja viva e sinal concreto da profecia.

Agradecimento especial a minha Congregação que me permitiu vivenciar este momento, a minha Comunidade Noviciado Rainha da Paz, que não esteve presente fisicamente, mas que acompanhou cada momento a distancia através das suas orações e certeza de que a nossa vida é missão. A Comunidade Mãe da Igreja em Manaus, porto de parada, espaço de acolhida e momento de reviver a missão ali vivida. Obrigada Irmãs e leigos Missionários do Santo Nome de Maria por este momento lindo.

Por tudo Gratidão, gratidão, gratidão! Que a glória de Deus seja sempre manifestada por meio do nosso ser e agir. Foi lindo conversar com a Racj e PV Manaus sobre a dimensão do acompanhamento e cuidado  da juventude. Foram momentos para experimentar profundamente o amor cuidadoso de Deus. Assim só resta dizer: Então a vida é missão, a Igreja é missão, nós somos missão por onde quer que passemos.

Ir. Maria Couto - MSNM