FESTA DE PENTECOSTES

“Quando chegou o dia de Pentecostes, os discípulos estavam todos reunidos no mesmo lugar. De repente, veio do céu um ruído como de um vento forte, que encheu toda a casa em que se encontravam. Então apareceram línguas como de fogo que se repartiram e pousaram sobre cada um deles. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia expressar-se. Residiam em Jerusalém judeus devotos, de todas as nações que há debaixo do céu. Quando ouviram o ruído, reuniu-se a multidão, e todos ficaram confusos, pois cada um ouvia os discípulos falar em sua própria língua” (At, 2, 1-6).


Nesta solenidade de Pentecostes, 50 dias após a Páscoa, celebramos o início da ação evangelizadora para todas as nações e línguas. Com a vinda do Espírito Santo todos tem acesso ao Evangelho e à salvação mediante o poder do Espírito Santo de Deus.

“No dia de Pentecostes, a Páscoa de Cristo completou-se com a efusão do Espírito Santo, que se manifestou, se deu e se comunicou como Pessoa divina: da Sua plenitude, Cristo Senhor derrama em profusão o Espírito” (Catecismo da Igreja Católica, n. 731).

Assim, celebrando a festa de Pentecostes, onde celebramos a descida do Espírito Santo, somos convidados e enviados para professar ao mundo a presença d’Ele. Confiemos, que Ele nos presenteará com os Seus dons. Nos abramos e deixemos que o Espírito Santo conduza e ilumine nossas vidas.

           Alguns Conselhos do Papa Francisco para se preparar melhor para esta importante  solenidade da vinda do Espírito             Santo aos apóstolos: (cf. Vaticano, 05 Junho 2019 - site  ACI Digital):

- Peçamos a Deus o dom do Espírito Santo para que seja Ele quem nos impulsione a caminhar juntos como irmãos na construção de uma sociedade mais fraterna e na busca da plena unidade de todos os cristãos;

- Abramos as nossas mentes e os nossos corações para a ação do Espírito Santo em nós, para que nos santifique e nos faça testemunhas de Cristo no mundo em que vivemos.

- Procuremos servir aos irmãos, aproveitando os dons espirituais que recebemos.

- Caminhemos juntos no caminho da fé e recebamos a vinda do Espírito Santo, para que ajude a ser autênticas testemunhas do amor do Senhor por todos.

- Com a força que recebemos do Espírito Santo podemos ser verdadeiras testemunhas do Evangelho no mundo.

- O Espírito Santo nos faz irmãos de Cristo e filhos do único Pai, por isso, invoque-o para que desça sobre vocês e permaneça sempre com vocês.

- Que o Senhor os encontre prontos para receber a efusão abundante do Espírito Santo. Que a graça de seus dons infunda em vocês uma nova vitalidade para a fé, reforce a esperança e dê força operativa à caridade.


Vinde Espírito Santo, enchei os corações dos vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso Amor. Enviai o Vosso Espírito e tudo será criado e renovareis a face da terra.
Oremos: Ó Deus que instruíste os corações dos vossos fiéis, com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos da sua consolação. Por Cristo Senhor Nosso. Amém

Desejamos a todos e a todas uma festa alegre e abençoada de Pentecostes.

Ir. M. Glasiela - MSNM


VEJA OUTRAS NOTÍCIAS DO SITE