MISSÃO NO MARANHÃO

OFICIALIZAÇÃO DA COMUNIDADE NOSSA SENHORA APARECIDA EM CÂNDIDO MENDES - MARANHÃO


Após um longo tempo de diálogo da Congregação com Dom João Kot Bispo de Zé Doca, nossa superiora Provincial Ir. M. Beatriz fez uma visita à Diocese no ano de 2016 para conhecer e ver a possibilidade de abertura de uma nova frente missionária. Um olhar especial foi lançado para o Litoral, na cidade de Cândido Mendes, na Paróquia Nossa senhora da Conceição. Cândido Mendes fica a 400 km de Zé Doca e a quase 800 km de São Luís. Lá, começou a Diocese com a primeira Catedral da então Prelazia de Cândido Mendes. Localiza-se logo abaixo da linha do Equador, às margens do Oceano Atlântico e bem próximo de Belém do Pará. Ali, a atividade básica é a pesca. O povo é muito pobre e simples, vindos de comunidades indígenas e Quilombolas. São pobres e de renda muito baixa, porém alegres, acolhedores e sedentos de Deus.

Foi nesta realidade que no dia 27 de maio de 2017, depois de quase uma semana de viagem de ônibus, chegaram as Irmãs M. Cleide e M. Helena Teixeira para, em uma Comunidade experimental, iniciar um novo trabalho missionário. As Irmãs foram muito bem acolhidas pela Paróquia que é a maior em extensão e em comunidades rurais da Diocese.

Depois de um ano de experiência, as Irmãs receberam a primeira visita da Congregação. As Irmãs M. Andrea (Superiora Geral) e Ir. M. Agnes, vindas da Alemanha em visita ao Brasil, conheceram um pouco da realidade e viram ali um exemplar campo de missão. Em diálogo com a Província, achou-se por bem oficializar a Comunidade Religiosa, mas com três Irmãs. Por isso, no dia 05 de fevereiro de 2019, chegou na Comunidade, vinda do Paraguai, a Ir. M. Cleonice.

No dia 19 de março de 2019, no ano do centenário da Congregação e com a presença da Ir. M. Beatriz e da Ir. M. Teresa, Dom João Kot, Bispo diocesano oficializou a Comunidade Nossa Senhora Aparecida em Cândido Mendes.

A celebração contou com a presença de seis padres, religiosas da Paróquia vizinha e grande número de fiéis.

As Irmãs, além dos trabalhos Paroquiais na Pastoral, na saúde e na Promoção humana trabalham também em áreas de formação na Diocese, na Forania e no Seminário Diocesano de São Luís e de Zé Doca. As Irmãs procuram, sobretudo, exercer a missão testemunhal e de acolhida.

Deus seja louvado por mais esta missão que junto com as demais atividades da Congregação existem para a Glória de Deus e o bem do Povo de Deus.

Ir. M. Helena Teixeira – Comunidade Nossa Senhora Aparecida