RUMO AO CENTENÁRIO 1920-2020

CELEBRANDO O NOSSO CENTENÁRIO COM OS OLHOS FIXOS EM JESUS, À MANEIRA DE MARIA


Celebrar um aniversário é sempre motivo de alegria. Celebrar 100 anos de história de uma Congregação a alegria se reveste de uma gama de motivações que, para exprimi-las, é necessário multiplicar as celebrações e o nosso encanto. 

As celebrações dos 100 anos de fundação da nossa Congregação nos levam a olhar com gratidão o passado e agradecer a Deus pelo grande patrimônio espiritual e evangelizador da Congregação e pela rica história na qual a ação de Deus se manifestou de modo singular e extraordinário. É também para manter viva a identidade, robustecer a unidade da família religiosa e o sentido de pertença. O Papa Francisco nos convida, a “viver com paixão o presente”, como viveram as pessoas que nos precederam e fizeram a história ao longo destes 100 anos.

Somos convidadas a manter viva aquela chama de amor e de doação vivida pelo Fundador e as primeiras irmãs, e fazer nosso o ideal que sustentou sua a vida e missão.  Por fim, abraçar com esperança o futuro. A esperança que não desilude, porque está fundada nos sólidos alicerces da Palavra de Deus, que permanece ao longo dos séculos e nos projeta na eternidade.

Com esse horizonte, diríamos infinito, a celebração dos 100 anos de fundação significa para nós, missionárias de Maria, expressar a gratidão a Deus, que é o principal protagonista da história humana, e agradecer aos nossos pais e mães na fé que traçaram, com a própria vida, seu ensinamento e testemunho com os trilhos que hoje percorremos. Significa, também, abraçar essa causa com as mesmas atitudes e motivações que os fizeram viver e agir.

Significa, ainda, imprimir à vida e à missão de hoje algo de original e novo que o progresso humano oferece, com seus desafios, dificuldades e oportunidades, sempre com o olhar fixo em Jesus, meta única e sublime do nosso viver e de nosso agir.

Que Maria nossa mãe e modelo interceda por nós para continuemos na esperança, a traçar novos horizontes.

Ir. M. Helena Teixeira - MSNM