OUÇO DEUS NA JUVENTUDE




Ouvir Deus, que se manifesta na realidade do povo, é sempre o convite e o desafio para nossa vida agitada e marcada por uma agenda superlotada. Em algumas realidades é preciso sensibilidade e liberdade para conseguir ouvir a voz de Deus.  Neste Mês de outubro, ao convocar o sínodo da juventude, o Papa Francisco nos desafia a fazermos este exercício da escuta, processo esse que se iniciou em 2017 e vai se concretizar de 3 a 28 deste mês com a realização do sínodo. Bispos Padres estarão reunidos refletindo e pensando a juventude que lá em Puebla a Igreja já fez uma opção preferencial pelos pobres e pelos jovens. Opção essa que por algum motivo ficou por um bom tempo esquecida e que agora o Papa Francisco nos faz pensar e olhar para os jovens, pois ele afirma que “Deus é jovem. ”  Ao dizer que Deus é jovem ele nos convida a compreender a novidade de Deus encarnada estampada no rosto, no olhar, no sorriso, na alegria, mas também na angústia, no sofrimento e na dor de cada jovem presente em nossas comunidades.

Ouvir e ver Deus presente na juventude exige de nós adultos a capacidade de perder tempo com os meninos e meninas tantas vezes sem referências, porém, muitas vezes com um desejo enorme de construir, inovar, contribuir, no entanto, barrados por adultos incapazes de ver além dos seus próprios mundos e experiências.

Precisamos aprender a delicadeza de Deus, que entrou de forma leve e sutil na vida de Maria, de Samuel, de Esther, Isaías, Jeremias e tantos outros jovens, escutando sua história e propondo lhes serem boa notícia para a humanidade. A juventude é uma boa notícia, no entanto, uma notícia pouco escutada e acolhida, na sua grande maioria não compreendida, pois continuamos exigindo perfeição ao invés de construirmos juntos caminhos de santidade.

O sínodo vai refletir juventude, fé e discernimento. Sem disponibilidade para ouvir, para “perder tempo” com a juventude, este é um processo que corre o risco de não acontecer.  Os nossos jovens estão buscando espaços de escuta e acolhida, corações que os acolham como são e que os ajudem a ser para o mundo boa nova de Deus. Quero concluir esta fala com este verso da canção de Jorge Trevisol: “O rosto de Deus é jovem também e o sonho mais lindo é Ele quem tem. Deus não envelhece, tampouco morreu, continua vivo no povo que é seu. Se a juventude viesse a faltar, O rosto de Deus iria mudar. ” Que este mês, que é também o mês missionário, momento de celebrarmos juntos o dia Nacional da Juventude, possamos estar de ouvidos e corações abertos para ouvirmos os anseios de nossa juventude.

Ir. Maria Couto - MSNM

Fonte: Revista Maringá Missão