DIA DAS FORMANDAS

No dia 01 de outubro celebramos o Dia de Santa Terezinha do Menino Jesus, padroeira das missões. Santa Terezinha dedicou sua vida à fé, mesmo sem nunca ter saído do Carmelo onde viveu sua identidade missionária, rezando pelas vocações. Tocou corações e ensinou milhares de pessoas com todo conhecimento que possuía. Ela acreditava e pregava que se vivêssemos o cotidiano com carinho e compreensão tudo seria transformado para melhor. Seu exemplo é caminho para que todos nós sejamos missionários em qualquer lugar que nos encontrarmos.

E nós, como Congregação, celebramos nessa data tão especial, o Dia das Formandas. Elas são as jovens que estão nas etapas iniciais de formação para a Vida Religiosa Consagrada (Aspirantado, Postulantado e Noviciado) e também as Irmãs Junioristas.

Nessa etapa formativa, geralmente as formandas não realizam grandes missões devido aos estudos e formação na área da Vida Religiosa Consagrada, mas, assim como Santa Terezinha,  dedicam-se à vida de oração, à simplicidade, a busca pela perfeição e a santidade através das pequenas coisas, nos pequenos gestos e obrigações cotidianas fazendo tudo com amor.

Sobre a perfeição, nosso fundador Dom Wilhelm Berning também nos orienta “Caminhai os caminhos de perfeição, orientadas e conduzidas por Maria.” 

Santa Terezinha dizia que não tinha forças para fazer as grandes obras heroicas dos santos famosos da Igreja, só conseguia fazer pequenas coisas, sendo aí o segredo de sua santidade. Em seus escritos, Ela ensina a teologia profunda da simplicidade: a pequena via. Um caminho de santidade baseado nas pequenas coisas, nos pequenos atos do cotidiano que, quando feitos com amor, produzem frutos de santidade. Como Ela dizia: “Sigamos o caminho da simplicidade. Entreguemo-nos com todo o nosso ser ao amor. Em tudo busquemos fazer a vontade de Deus. O zelo pela salvação das pessoas devore nosso coração”.

E para comemorar o Dia das Formandas, no dia 06 de outubro, nós Irmãs e Formandas, nos reunimos com muita alegria para um delicioso almoço na Comunidade Noviciado Rainha da Paz, em Maringá, onde juntas tivemos o privilégio de agradecer a Deus pelo Dom de nossas vocações. 

“Cultivai em vosso coração a entrega total a Deus, conforme ensina Maria.” (Dom Wilhelm Berning)

Na certeza de que o Deus da vida nos ama, está conosco e nos chama a cada novo dia pedimos a intercessão de Santa Terezinha para que tenhamos mais jovens disponíveis a dizer o seu sim ao seu chamado, sendo um sinal do seu amor no mundo e dispostas a viver o carisma da nossa Congregação Religiosa de “Anunciar Jesus Cristo pela nossa vida, a exemplo de Maria”.

Ir. M. Glasiela - MSNM