DIA DAS FORMANDAS

No dia 01 de outubro celebramos o Dia de Santa Terezinha do Menino Jesus, padroeira das missões. Santa Terezinha dedicou sua vida à fé, mesmo sem nunca ter saído do Carmelo onde viveu sua identidade missionária, rezando pelas vocações. Tocou corações e ensinou milhares de pessoas com todo conhecimento que possuía. Ela acreditava e pregava que se vivêssemos o cotidiano com carinho e compreensão tudo seria transformado para melhor. Seu exemplo é caminho para que todos nós sejamos missionários em qualquer lugar que nos encontrarmos.

E nós, como Congregação, celebramos nessa data tão especial, o Dia das Formandas. Elas são as jovens que estão nas etapas iniciais de formação para a Vida Religiosa Consagrada (Aspirantado, Postulantado e Noviciado) e também as Irmãs Junioristas.

Nessa etapa formativa, geralmente as formandas não realizam grandes missões devido aos estudos e formação na área da Vida Religiosa Consagrada, mas, assim como Santa Terezinha,  dedicam-se à vida de oração, à simplicidade, a busca pela perfeição e a santidade através das pequenas coisas, nos pequenos gestos e obrigações cotidianas fazendo tudo com amor.

“Caminhai os caminhos de perfeição, orientadas e conduzidas por Maria.” (Dom Wilhelm Berning)

Santa Terezinha dizia que não tinha forças para fazer as grandes obras heroicas dos santos famosos da Igreja, só conseguia fazer pequenas coisas, sendo aí o segredo de sua santidade. Em seus escritos, Ela ensina a teologia profunda da simplicidade: a pequena via. Um caminho de santidade baseado nas pequenas coisas, nos pequenos atos do cotidiano que, quando feitos com amor, produzem frutos de santidade. Como Ela dizia: “Sigamos o caminho da simplicidade. Entreguemo-nos com todo o nosso ser ao amor. Em tudo busquemos fazer a vontade de Deus. O zelo pela salvação das pessoas devore nosso coração”.

“Cultivai em vosso coração a entrega total a Deus, conforme ensina Maria.” (Dom Wilhelm Berning)

E para comemorar o Dia das Formandas, no dia 06 de outubro, nós Irmãs e Formandas, nos reunimos com muita alegria para um delicioso almoço na Comunidade Noviciado Rainha da Paz, em Maringá, onde juntas tivemos o privilégio de agradecer a Deus pelo Dom de nossas vocações. 

Na certeza de que o Deus da vida nos ama, está conosco e nos chama a cada novo dia pedimos a intercessão de Santa Terezinha para que tenhamos mais jovens disponíveis a dizer o seu sim ao seu chamado, sendo um sinal do seu amor no mundo e dispostas a viver o carisma da nossa Congregação Religiosa de “Anunciar Jesus Cristo pela nossa vida, a exemplo de Maria”.

Ir. M. Glasiela - MSNM