20 ANOS DA PRESENÇA DAS IRMÃS EM PILAR - PARAGUAI

Com a FÉ e a FORÇA DA ORAÇÃO, em 2 de dezembro do ano de 1993, criada a Paróquia do Santíssimo Redentor,  assumindo como primeiro pároco Padre Ottorino Zamboni. Em 8 de janeiro de 1996, Pe. Attilio Cordioli foi nomeado como segundo pároco. Antes mesmo da criação da paróquia, os bairros já existiam, sendo estes: San Lorenzo, 8 de dezembro, San Miguel, São Francisco e Colônia Itororõ.

Uma vez por mês o Pároco celebrava uma missa nos bairros, acompanhado pela professora Lídia Brizuela Servín, que futuramente se consagraria como religiosa da Congregação das Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria. Nestas celebrações rezava-se em todas as capelas a seguinte oração: "Senhor, nós lhe pedimos que uma Congregação de Irmãs venha à nossa comunidade para que nos ajude nas pastorais". Então, no início de 1998, o Padre Attilio começou a dizer: "Deus está escutando nossa oração, há uma Congregação Missionária que aceitou vir.”  É por isso que é importante ter em mente que Deus usa as pessoas para responder às nossas orações.


Vamos ver o que aconteceu no Brasil...

No ano de 1996 o Padre Juan Romero, conhecido como Yiyo, estava fazendo um retiro de 30 dias no Rio Grande do Sul (Brasil), quando teve uma oportunidadede, num momento livre deste tempo de oração, conheceu a Irmã Beatriz Ferreira, na época, Provincial da Conregação das Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria. E andando pelo Pátio da Casa de Retiro, tiveram o seguinte diálogo:

Padre Yiyo: quem é você, como é seu nome?

Ir. Beatriz: Sou Irmã Beatriz, Missionária do Santo Nome de Maria.

Padre Yiyo: Que surpresa. Então você é de uma Congregação Missionária. E como vocês trabalham? Qual é o carisma da sua Congregação?

Ir. Beatriz: Bem, queremos e tentamos "Anunciar Jesus Cristo com a nossa vida seguindo o exemplo de Maria Santíssima", que é o nosso carisma.

Padre Yiyo: Interessante! Se você tem Maria Santíssima como exemplo, suponho que deva ser simples e determinada. Você não gostaria de trabalhar como missionária no Paraguai? Eu sou Vigário da Diocese de San Juan Bautista.

Ir. Beatriz: Bem, para isso eu preciso de dados mais concretos para levar o pedido ao Conselho Provincial e ao Governo Geral.

Padre Yiyo: Claro, estou de acordo. E espero formalizar esta conversa e contar com a ajuda pastoral desta Congregação Missionária em nossa Diocese.


Em tanto no Brasil,  logo após a criação da Província Brasileira Maria Missionária acentuou-se o desejo que as Irmãs tinham de que a Congregação se expandisse fora do Brasil. Entre as Irmãs havia um sonho de iniciar uma nova missão num dos países vizinhos do Brasil.

Assim, o caminho estava aberto para que a Província Brasileira realizasse seu sonho. A partir daí foram feitos vários contatos, sendo nosso intermediário o Padre Juan Romero.

A princípio foi oferecido pelo Bispo da Diocese de San Juan Bautista de Las Missiones, D. Carlos Villalba, bispo diocesano e Dom Mario Medina, bispo auxiliar, a abertura de uma casa na Paróquia de Taquara, sendo seu pároco Padre Florentin Melgarejo.

Mais tarde, por proposta dos Bispos da Diocese, a Congregação decidiu estabelecer-se em Pilar, na Paróquia Santíssimo Redentor. O Padre Atilio Cordioli, da Congregação dos Padres Redentoristas, atual pároco, acolheu muito bem as Irmãs.

As Irmãs pioneiras destinadas a iniciarem a missão no Paraguay foram Ir. M. Luciana de Gois e Ir. M. Cleonice de Castro. Pelo fato da Ir. M. Cleonice estar em preparação para seus Votos Perpétuos, Ir. M. Sturmia a substitui durante o período de três meses.

No dia 08 de agosto de 1998 houve a CELEBRAÇÃO DO ENVIO presidida por D. Murilo Krieger, Arcebispo de Maringá. As Irmãs Luciana, Cleonice e Maria Sturmia receberam oficialmente o envio à nova missão no Paraguay.

No dia 12 de agosto de 1998 as Irmãs Luciana e Maria Sturmia partiram para o Paraguay em companhia da Ir. M. Ester que já conhecia o local. Elas chegaram a Pilar no dia seguinte, 13 de agosto, e foram acolhidas calorosamente pelo Pe. Atilio Cordiloli e por toda a comunidade paroquial. No dia 15 de agosto participaram por primera vez  na Missa da comunidade.

No dia 23 de agosto de 1998, as Irmãs Luciana e Sturmia foram recepcionadas oficialmente pela Paróquia Santíssimo Redentor de Pilar, Paraguay. Houve uma Celebração Eucarística muito festiva presidida pelo Pe. Atilio Cordiolli, pároco. Devido à chuva muito abundante na época, nenhum dos bispos puderam estar presentes, como era desejo deles. Após a missa, houve um almoço de confraternização com entrega de presentes às nossas Irmãs.

Inicialmente, as Irmãs residem na Casa Paroquial que fica ao lado da Igreja Santíssimo Redentor em que irão atuar. Mais tarde (março do ano 2000), as Irmãs se mudam para uma casa nova, construída para a comunidade.

A missão das Irmãs tinha como objetivo – trabalhos pastorais – catequese, formação de comunidades e de agentes, liturgia, acompanhar os jovens, os enfermos, as vocações e as escolas. Esta mesma tarefa seguem realizando as três Irmãs Missionarias de Santo Nome de Maria que estão em missão no  Paraguay. A pedido do padre Ottorino Zamboni, a partir do ano 2005, o serviço se estendeu ás Paróquias Santo Atanaso de Isla Umbú, São Carlos de Humaitá e São Patricio de Paso de Patria.  

No decorrer de 20 anos, várias Irmãs colaboraram com a missão no Paraguay: Irmãs Luciana, Cleonice, Sturmia, Lídia (primeira Irmã Paraguaia), Maria Amélia, Mary, Julia, Ana Maria, Kelly, Maria Augusta e, a noviça e estagiária Glasiela. Hoje a Comunidade acolhe outra estagiária, a noviça Ranna Mariana.

Como fruto desse serviço missionário, hoje temos na casa de formação, as Postulantes Paraguaias: Liz Marisol Martinez Bordón da cidade de Pilar e Cindy Toffoletti da capital do Paraguai, Assunção.

Nossa gratidão a Congregação que acreditou neste projeto e ao povo que carinhosamente nos acolhe até hoje.

Ir. M. Lídia – Comunidade Virgen del Pilar