IRMÃS E FORMANDAS PARTICIPAM DA JORNADA DIOCESANA DA JUVENTUDE EM MANDAGUAÇU

No dia 25 de março, a Comunidade do Noviciado Rainha da Paz marcou presença no JDJ, Jornada Diocesana da Juventude da Arquidiocese de Maringá, que aconteceu na cidade de Mandaguaçu, em preparação ao Dia Nacional da Juventude que será realizado em outubro deste ano.  Foram reunidos, na Paróquia São Sebastião, aproximadamente mil jovens de diferentes comunidades, que mesmo diante da chuva e das mudanças de planos, não desanimaram e participaram do evento com muita alegria, entusiasmo e dinamismo.

O dia, pensado pelo Setor Juventude, revelou muito sobre o protagonismo juvenil e a diversidade de carismas. Sendo, para as formandas e Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria, uma grande oportunidade para mostrar o rosto jovem da Vida Religiosa e unir forças nesse processo de evangelização, no qual a pessoa de Jesus Cristo é apresentada como referência e inspiração para o projeto de vida das diferentes realidades juvenis.

A jornada teve início à 13h30 com a concentração da juventude e animação, e contou com uma programação adaptada para o dia chuvoso, que apesar de ter impossibilitado a visita às famílias da comunidade local, foi assumido como um sinal de Deus para um trabalho missionário do próprio coração, como recordado pelo Pe. Gustavo Florêncio, um dos organizadores deste dia.

Dom Anuar Battisti, bispo da Arquidiocese de Maringá, fez a abertura falando sobre a importância do tema do evento aos dias atuais: “Não temas Maria, pois encontraste graça diante de Deus!”. Onde, enfatizando a coragem do sim de Maria, como aquela que assumiu sua missão sem deixar que os medos a acomodassem, encorajava os jovens a não temerem diante dos desafios. Questionando-os sobre quais seriam os medos e anseios que carregavam no coração, provocou todos a uma reflexão interior, e animando-os, disse-lhes para não terem medo, pois este imobiliza; é preciso “acreditar, lutar e fazer!”. E finalizando com as palavras do Papa Francisco aos jovens, na missa deste Domingo de Ramos, disse “Se vocês não falarem, as pedras gritarão, por isso, gritem”.

O dia contou com vários momentos que, entre cantos, apresentações, oração e partilha, oportunizaram a integração, convivência dos grupos e o conhecimento das diversas realidades ali presentes. Tal experiência foi coroada com a presença do Santíssimo Sacramento, para que todas as intenções, pedidos e agradecimentos pudessem ser depositados ao Senhor, e para que este pudesse ser a força na caminhada cotidiana de todas as juventudes. O evento continuou após às 20h, com o grande e esperado show do músico católico Thiago Brado, que fechou a noite com chave de ouro.

 

Cindy Toffoletti - Postulante MSNM

Beatriz Rocha - Aspirante MSNM