- 24 de abril de 2025
Ir. M. Dolores, foi para casa do Pai, no dia 23 de abril de 2025, as 5:40h enquanto rezávamos as Laudes com ela. Após sua queda e fratura, mesmo passando por uma cirurgia, não conseguiu restabelecer sua saúde até sua morte, foram 52 dias em seu leito, momento de lucides e momentos de inquietação, recebendo todos os cuidados e afetos das irmãs e cuidadoras. Gratidão a essa religiosa, que amou e que agora intercede por nós.

“ Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refúgio!”(Sl. 15)

História da Irmã Maria Dolores (Maria Grandl)
Ir. Maria Dolores nasceu em Engerau, na Alemanha no dia 7 de novembro de 1926.
Ela ingressou na Congregação no dia 24 de junho de 1947. Sua 1ª Profissão deu-se no dia 25 de março de 1950 e a Profissão Perpétua no dia 11 de fevereiro de 1955.
Antes de vir ao Brasil, Ir. Dolores esteve em várias filiais da Congregação na Alemanha exercendo trabalhos de Coordenação de estudantes, Secretaria paroquial e Pastoral. Em fevereiro de 1957 foi à Casa Mãe, preparando-se para vir ao Brasil. No dia 5 de maio de 1957, já no Brasil, foi nomeada Formadora do Postulantado e Noviciado. Ocupou esse cargo até fins de 1970 quando foi transferida para o Colégio Santo Inácio atuando na escola como coordenadora do Ensino Religioso. De 1971 a 1974 Ir. Dolores residiu na Creche Menino Jesus, porém trabalhava na Pastoral Paroquial de Sarandi que na época pertencia à Paróquia São José Operário, de Maringá. No dia 2 de fevereiro de 1978 mudou-se para Sinop assumindo a coordenação da comunidade das Irmãs e trabalhando na Pastoral. No ano seguinte foi transferida para Ubiratã e trabalhou na Pastoral até o ano de 1985 quando foi nomeada Superiora Regional, cargo que exerceu por 2 mandatos consecutivos – 12 anos. Após o término do seu mandato em 1995, Ir. Dolores foi transferida para a Comunidade Rainha da Paz e no ano seguinte foi a Sarandi para atuar na Pastoral. Em 1998 retornou ao Colégio Santo Inácio, porém trabalhando na Pastoral Diocesana de Maringá. Em 2001 esteve por um curto espaço de tempo em Nhamundá, Amazonas. Seu destino seguinte foi a Comunidade Rainha da Paz atuando ainda na Pastoral Diocesana, especialmente no tocante às Missões: COMID, COMIPA, Congressos Missionários, etc. Por muitos anos trabalhou na Comunidade Rainha da Paz orientando Retiros, auxiliando nos diversos trabalhos da casa. Em 2014 foi transferida para Ubiratã, sempre marcando presença no espaço da Escola Santo Antônio e com sua alegria educava e contagiava
os alunos na hora do recreio. Em 2018 foi transferida para a Comunidade Santa Teresinha, Campina da Lagoa-PR, residindo no Lar dos Idosos Pe. José Montenegro, onde demonstrava seu dinamismo e alegria a todos os que lá permaneciam. Por fim, em 2020 foi transferida para o Lar Rainha da Paz em Maringá, PR, onde esteve até os dias de hoje.
Ir. Dolores foi uma das Irmãs vindas da Alemanha que mais marca deixou, especialmente pelo seu zelo apostólico-missionário. Foi a formadora dos primeiros grupos de Irmãs brasileiras. Como Superiora Regional abriu várias frentes de trabalho missionário das Irmãs no Mato Grosso e Amazonas. Um dos seus maiores empenhos foi a criação da Província Brasileira. Demonstrou ser durante toda a sua vida uma autêntica missionária. Por vários anos atuou na Arquidiocese de Maringá como uma das coordenadoras da COMIDI e da INFÂNCIA MISSIONÁRIA, fazendo seu trabalho com dedicação e garra. Fez inúmeras viagens pelo Brasil afora para participar de cursos, encontros, Congressos, assembleias e estudos referentes às Missões. Nos últimos anos, impossibilitada de atuar diretamente em trabalhos missionários paroquiais e diocesanos, colocou-se à disposição da Província para exercer pequenos trabalhos que ainda podia executar nas diversas comunidades que foram propostas para missão. Seu testemunho de vida e amor pela Igreja, impulsionou muitas pessoas a assumir o trabalho pelo Reino.
No dia de hoje, (24 de abril) na oitava da Páscoa, se realizou a missa de corpo presente, celebrada pelo Arcebispo D. Severino e concelebrada por vários sacerdotes da Arquidiocese.
Com amor e gratidão lembremos de nossa co-irmã.
Ir. Mª Mary Scarabelot -
Provincial da Congregação das
Irmãs Missionárias do
Santo Nome de Maria.
Maringá, 24 de abril de 2025.
VEJA OUTRAS NOTÍCIAS AQUI DO SITE