CONGREGAÇÃO DAS IRMÃS MISSIONÁRIAS DO SANTO NOME DE MARIA: UM PROJETO E SEUS ECOS PELA HISTÓRIA

Em 1920 a Congregação das Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria nasceu sob o impulso do Espírito Santo e sob a proteção de Maria.

A data marca o início de uma História e os ecos desse projeto missionário ao longo de 98 anos rumo ao grande Jubileu de 100 anos de AMOR em forma concreta de TESTEMUNHO e EVANGELIZAÇÃO.

Fundada inicialmente para anunciar o Evangelho na Diáspora e nas necessidades missionárias da Oceania, se expandiu para espalhar as sementes do Evangelho em terras Latino Americanas.

Teve um início, como o de Jesus Cristo. Nasceu pobre, humilde e escondida, na cidade de Meppen na Alemanha, no dia 25 de março de 1920.

O nosso Fundador Dom Wilhelm Berning compartilhou esse projeto Missionário com seis jovens vindas de uma Congregação Marista da França em decorrência da primeira Guerra Mundial. Com elas a Congregação nasceu, e logo ganhou um grande número de outras jovens ansiosas por viver e compartilhar o Carisma de anunciar Jesus Cristo pela própria vida, a exemplo de Maria.

Inicialmente contou com a ajuda generosa da Congregação das Irmãs da Divina Providência que cedeu duas Irmãs para ajudar na Formação e coordenação da Obra.

As primeiras comunidades foram abertas e solidificadas na região pobre e sofrida da Alemanha Setentrional, na região de Schleswig-Holstein, na diáspora. Lá, os cristãos estavam dispersos entre os Protestantes.

Mais tarde, já com um expressivo número de Irmãs a Congregação iniciou a Missão além-fronteiras na Suécia. Depois ampliou ainda mais estas fronteiras e, no dia 12 de julho de 1956 as seis primeiras Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria chegaram ao Brasil e fixaram residência na Paróquia São José Operário em Maringá-Paraná, tendo como objetivo principal o trabalho na Pastoral, na Enfermagem, na Educação e na promoção da vida.

Hoje, além do estado do Paraná, onde tem a sede Provincial, as Irmãs Missionárias estão trabalhando e anunciando Jesus Cristo e seu Reino em outros estados: Mato grosso, Amazonas, Bahia, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Maranhão, além disso, a Província Brasileira iniciou no dia 15 de agosto de 1998 a missão em Pilar no Paraguai ampliando também as suas fronteiras.

Na Alemanha, na Suécia, no Brasil e no Paraguai cada Irmã e cada Leigo Missionário procura internalizar o nosso carisma e missão de anunciar Jesus Cristo pela vida, olhando para o exemplo de Maria.

Em clima de festa, nos unimos em sintonia com toda a Congregação, cada Comunidade e todos os Leigos Missionários espalhados pela Europa e pela América Latina, elevando nosso canto de louvor e agradecimento pelos 98 anos da Congregação, rumo ao centenário.

Durante este tempo de preparação para o centenário, somos convidados (as) a renovar nossa alegria de viver, mesmo nas dificuldades. Por isso, nossa fé tem que ser testemunho de Jesus Cristo no mundo. A experiência de fé compreende a beleza encantadora do amor de Cristo por nós. Essa compreensão nos faz atuantes e solidários (as), menos gananciosos e mais caridosos. Nossa esperança seja vibrante, por uma fé engajada e por uma caridade operante. Este tempero é o modo mais eficaz de olhar o mundo como Deus o olha, a única maneira de acolher as pessoas como Ele as acolhe, a maneira de nos aproximarmos dos que sofrem com um olhar de misericórdia.

Que Maria, Nossa Mãe e Padroeira continue a nos inspirar em nossa missão diária e que, ao rezar nosso lema TUDO PARA A MAIOR GLÓRIA DE DEUS A EXEMPLO DE MARIA SANTÍSSIMA, façamos a experiência profunda de um chamado e de uma resposta que se renova para a glória de Deus e para o bem e santificação da humanidade. ASSIM SEJA.

 

Ir. M. Helena Teixeira - MSNM