104 anos de Fundação (1920-2024)

Nesse dia tão especial, dia 25 de março, rendemos graças a Deus pelos 104 anos de fundação da Congregação das Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria. São 104 anos evangelizando e vivendo o carisma de “Anunciar Jesus Cristo pela nossa vida, a exemplo de Maria”. Por tudo demos graças a Deus!


A Congregação foi fundada em 25 de março de 1920, pelo Arcebispo D. Wilhelm Berning, em Meppen, Diocese de Osnabrück, Alemanha. Frente à difícil situação social e religiosa, após a Primeira Guerra Mundial, o Arcebispo sentiu a necessidade da presença de Irmãs em sua Diocese para que auxiliassem os sacerdotes e dedicassem às crianças, aos doentes, aos dispersos ou em perigo. Entretanto, todas as tentativas para conseguir Irmãs foram sem sucesso. Mas D. Wilhelm não desistiu. Procurou em Deus uma resposta aos seus anseios e, na oração, sentiu o forte apelo para fundar uma nova Congregação Missionária.

Nesse contexto, seis jovens alemãs foram buscar orientação com D. Wilhelm. Antes da Guerra haviam ingressado numa Ordem Religiosa na França e se preparavam para as Missões na Oceania. Em razão da sua nacionalidade alemã, tinham sido obrigadas a deixar o país (e a Ordem), sem nunca poderem retornar. Mas queriam ser Religiosas.

Diante de tudo, o Arcebispo percebeu a vontade de Deus. Então, fez um convite para as seis jovens que, a exemplo de Maria, deram o seu "SIM", tornando possível o nascimento de uma nova Congregação Missionária que, aos poucos, foi se expandindo da Alemanha para Suécia, Brasil e Paraguai.

A primeira missão “além-mar” foi no Brasil. Pe. Osvaldo Rambo e Pe. Benno Wagner, que naquele tempo faziam a Terceira Provação em Münster, visitaram várias vezes a Casa Mãe da Congregação, para falar do Brasil e das necessidades religiosas do povo, na esperança de conseguirem Irmãs Missionárias para atuarem na missão.

No dia 07 de agosto de 1955 o Arcebispo decidiu que a primeira missão da Congregação fora da Europa seria no Brasil. Seis Irmãs foram escolhidas para essa importante missão, iniciada na Paróquia São José Operário, em Maringá, PR, onde os referidos Padres trabalhavam. E no dia 20 de junho de 1956, as irmãs saíram da cidade de Hamburgo para a missão no Brasil. Atravessando o oceano com a “Lavoisier”, chegaram a Maringá no dia 12 de julho.

Continuando a Missão de “Colaborar na evangelização, como discípulas missionárias, a serviço do Reino, para despertar, confirmar e propagar a fé do jeito de Maria, priorizando as realidades de diáspora, especialmente onde a vida está ameaçada”, as Irmãs assumem seu apostolado em várias áreas: Educação; Pastoral Paroquial e Diocesana; Pastoral Social e da Saúde; Promoção Humana; Espiritualidade; e Bem Estar. E fiéis ao Carisma de “Anunciar Jesus Cristo pela nossa vida, a exemplo de Maria”, cada uma procura realizar sua missão com alegria.

E para colaborar na evangelização as Irmãs contam com os Leigos Missionários do Santo Nome de Maria, que buscam viver o carisma e a missão da Congregação na família e na Paróquia onde atuam.

Deus seja louvado pelos 104 anos de evangelização da Congregação em prol do Reino de Deus, bem como, pelas vidas doadas, sementes lançadas e pelos frutos colhidos. E que Ele derrame a sua bênção, para que muitas jovens possam seguir Jesus Cristo mais de perto, consagrando-se totalmente a Deus, na Vida Religiosa.

(Texto escrito por Ir. Zélia Maria e

Ir. Marli M. Marin – MSNM  em 25 de março de 2017).

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS AQUI DO SITE