"E O VERBO SE FEZ CARNE E HABITOU ENTRE NÓS" (JO 1, 14)



No dia 25 de março, recordamos, no evangelho de São Lucas, a Anunciação do Senhor. Na liturgia, esta solenidade festiva interrompe o tom penitencial e austero da Quaresma.

É natural que a Igreja introduza no seu calendário um dia para nos lembrar o anúncio da encarnação de Jesus Cristo no seio de Maria.

A Anunciação marcou o início da Redenção de Jesus e Maria foi chamada a ser colaboradora no diálogo com Deus.  Maria se fez uma perfeita oferenda da humanidade toda quando em seu seio o Espírito Santo de Deus gerou o seu Verbo divino.

Na pessoa de Maria, nos foi dado conhecer o lado humano do mistério divino da Encarnação. Por isso se fala que Maria é o rosto materno de Deus.

São Paulo, nas suas cartas, escreve que ao se encarnar, Jesus aceitou nossa condição humana com toda a sua miséria. Mas Jesus Cristo não se identifica com a realidade humana pecadora; Ele a supera e transcende.

Quando Maria se tornou ciente, no mais profundo do seu íntimo, do projeto divino da Encarnação, foi envolvida por ele. O Evangelho de Lucas nos conta isso na forma de uma aparição de um mensageiro de Deus, o anjo Gabriel. Solicitada a participar, Maria deu sua adesão total: “Eis a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua palavra”. E aí se tornou a nova Eva, ou a representante de toda a humanidade.

Lucas faz a catequese de uma revelação divina que explica o mistério de Jesus. O “sim” de Maria ajustando sua vida ao projeto de Deus é parte integrante dessa explicação teológico-catequética de Lucas. Ela nos deu um exemplo maravilhoso de disponibilidade a Deus. Sem a sua adesão de fé, sem o seu “faça-se em mim”, não teríamos Jesus.

A voz do anjo, que pode simbolizar aqui a revelação divina, saúda Maria com a expressão: “cheia de graça!” Graça na Bíblia significa aquilo que Deus é. Deus é a graça que se comunica. É a identidade mais profunda do seu ser. Se Maria é a “cheia dessa graça” ela é totalmente possuída por Deus por ter acolhido a oferta dele: Jesus.

Mas, segundo o texto, Maria perturbou-se com a saudação. O que significa isto? Segundo os estudiosos, significa a preocupação interior da humilde Maria de Nazaré não entendendo todo o alcance daquele anúncio para a sua vida.  Jesus, o salvador-messias, esperado por todos e também por ela, estava chegando a todos por meio dela. Ela não precisava temer nada, pois agradara a Deus e Ele a fizera cheia da sua graça.

Queremos repetir o sim obediente e confiante de Maria e com a sua ajuda viver a nossa consagração em tantas e tantas situações que nos deixam temerosas, preocupadas e perplexas.


Queridas irmãs!

Hoje celebramos 103 anos de Fundação e nos unimos à Ir. M. Ludowika e às demais Irmãs da Circunscrição da Alemanha para agradecer a nossa vocação e missão e renovar os Votos de levar uma vida de entrega e de fidelidade.

Pedimos a Graça de Deus, a intercessão de Maria para seguir com fidelidade a nossa vida missionária.

Parabéns Irmãs e formandas!

Que Deus nos ajude e oriente em nosso esforço e busca diárias.

Ir. M. Helena e Governo Provincial

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS AQUI DO SITE