PENTECOSTES: FORÇA TRANSFORMADORA

Para Jesus, não há barreiras: Jesus entrou, ficou no meio deles e os saudou. É a mesma saudação de despedida: “A paz esteja convosco”. A paz, a alegria e a certeza são fundamentos dessa nova vida. A aceitação dos outros, levando até o perdão, são condições de uma nova humanidade. A recepção dos dons do Espírito Santo leva as pessoas a saírem de si a se comunicarem, a doarem incondicionalmente.
Nasce uma nova humanidade no Espírito Santo doado por Jesus Ressuscitado. Começa a era do Espírito de Jesus, que vai edificando uma nova realidade de vida, expressa na fé e no serviço. Ao doar seu Espírito aos apóstolos e a nós, Jesus concede o definitivo tempo de perdão, que prolonga sua missão ao enviar os discípulos de ontem e de hoje em missão.

Para compreender essa nova realidade e essa nova linguagem, é preciso viver o amor, que supera todas as divisões de raça, cor e condição social. Viver esse amor é comunicá-lo aos outros. A comunidade se alegra. E essa alegria é anúncio da vitória da vida sobre a morte, característica dos que lutam por um mundo novo e fraterno.

Ressuscitado, o Filho envia o Espírito Santo, que é o amor do Pai e do Filho e que é, em outras palavras, a presença de Deus em nossas vidas. Ele está conosco. É preciso que acreditemos e que recebamos esse amor e essa misericórdia de Deus, constantemente se revelando a nós e na comunidade. Que nós vençamos a cegueira espiritual e possamos usufruir e levar aos irmãos esse amor tão grande que o Pai nos proporciona.

Peçamos a Deus o dom do Espírito Santo para que seja Ele quem nos impulsione a caminhar juntas como irmãs na construção de uma sociedade mais fraterna e na busca da plena unidade e sororidade.

O convite é, abrir as nossas mentes e os nossos corações para a ação do Espírito Santo em nós, para que nos santifique e nos faça testemunhas de Cristo no mundo e nossas comunidades.

Procuremos servir aos irmãos, aproveitando os dons espirituais que recebemos. Que a luz e o poder do Espírito Santo, o Paráclito nos ilumine e nos acompanhe sempre.

Que Caminhemos juntos no caminho da fé e a receber a vinda do Espírito Santo, para que nos ajude a ser autênticas testemunhas do amor do Senhor por todos.

Com a força que recebemos do Espírito Santo podemos ser verdadeiras testemunhas do Evangelho no mundo, na busca da sinodalidade, da fraternidade e da partilha.

O Espírito Santo nos faz irmãs em Cristo, por isso, invocamos para que Ele desça sobre nós e permaneça sempre conosco em todos os momentos.

Que o Senhor nos encontre prontas para receber a efusão abundante do Espírito Santo. Que a graça de seus dons infunda em nós uma nova vitalidade para a fé, reforce a esperança e dê força operativa à caridade e a busca diária da solidariedade e do testemunho.

Como Igreja viva, povo de Deus, vamos agradecer a riqueza de dons derramados sobre nós no dia de nosso batismo e em nossa crisma, da nossa Congregação e hoje, na festa da unidade, comprometendo-nos e sentindo-nos enviadas a anunciar ao mundo, o Evangelho da vida e da salvação, conforme o envio de Jesus. Devemos nos sentir encorajados e ousados diante do mundo, para testemunhar o projeto do Reino de Deus, expresso na vivência do amor, da justiça, da paz e da fraternidade.

Supliquemos mais uma vez os dons da Sabedoria e Inteligência, do Conselho e Fortaleza, da Ciência e Piedade e do Temor de Deus, a fim de que a Festa de Pentecostes seja para nós, a marca de uma nova vida e um novo espírito nos relacionamentos, impulsione nosso testemunho pessoal e comunitário.

Vem Espírito Santo e nos ajude a ser mais santas e unas.

Abençoada e feliz festa de Pentecostes!

Ir. M. Helena Teixeira - Provincial MSNM 

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS DO SITE