FESTA DA ANUNCIAÇÃO, 25 DE MARÇO FUNDAÇÃO DA CONGREGAÇÃO



A Anunciação do anjo à Maria marca o início da Redenção humana.  Com seu “sim”, Maria divide a história da humanidade em antes e depois, em velho e novo.  Ao aceitar o projeto de Deus, Maria se insere definitivamente na aliança de Deus com seu povo: através dela o Filho de Deus se faz homem e se fará presente e atuante em seu tempo e por toda a eternidade.

Com sua atitude, Maria torna-se corredentora, participando do resgate da humanidade em direção ao coração de Deus.  Através de Maria Deus se fará homem e na vida terrena experimentará o limite da condição humana para revelar-Se Pai amoroso, Filho amado, Espírito amante.

Com a festa da Anunciação a Nossa Senhora, a Igreja quer celebrar esse momento único em que Cristo começa a ser gerado no ventre de Maria.  A jovem, que questiona o anjo por não entender como tal coisa poderia acontecer já que não conhecia homem, consegue perceber nas palavras do mensageiro a certeza de Deus e Sua verdade.  Assim, abre seu coração e seu corpo ao extraordinário, àquilo que transformará a humanidade por gerações: a virgem gerará uma vida – mistério insondável de Deus, revelação suprema de Seu poder em tornar possível o impossível aos olhos humanos.

Possamos com essa festa nos abrir ao amor infinito, aceitando com gratidão o projeto de Deus sabendo-nos colaboradoras na construção de um mundo de amor, sobretudo, testemunhando que desde aquele dia comum, na pequena cidade de Nazaré da Galileia, o próprio Deus está presente entre nós e entre a humanidade. 

“E o nome da Virgem era Maria” ao rezar este versículo, o nosso Fundador escolheu o Nome da nossa Congregação há cem anos atrás.

Este não é um simples NOME, é um projeto de vida, é um convite a vivermos a nossa missionariedade na simplicidade e na doação a Deus e aos irmãos nas atuais diásporas do mundo.

Nesta festa agradecemos a Deus pela fidelidade de todas as nossas irmãs,  agradecemos especialmente os 65 anos de fidelidade na Vida Religiosa da Ir. M. Martha e os 50 anos de Fidelidade da Ir. M. Agnes.

 

Deus nos abençoe e ilumine hoje e sempre para a vida em alegria e em fidelidade,


Ir. M. Helena Teixeira -
Provincial das Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria