IR. MARIA CALISTA


Irmã Maria Calista nasceu no dia 22 de maio de 1924, em Südmerzen –Alemanha.

Ingressou na Congregação das Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria no dia 12 de abril de 1947. Sua primeira Profissão deu-se no dia 25 de março de 1950 e a Profissão Perpétua no dia 11 de fevereiro de 1955.

No ano de 1956 veio para o Brasil, sendo destinada para os trabalhos de enfermagem na Santa Casa de Misericórdia de Maringá, onde exerceu com extrema responsabilidade e dedicação a missão de cuidar e de salvar vidas por mais de 50 anos.

Ir. M. Calista fez o curso de Enfermeira Obstétrica na Escola de Enfermagem Madre Ana Müller em Porto Alegre – RS.  A partir daí ela atuou por muitos e muitos anos na área de Obstetrícia na Santa Casa de Maringá. Em Maringá, especialmente na Vila Operária, Ir. Calista é muito conhecida,  ainda hoje, por ter auxiliado muitas mães a trazer seus filhos ao mundo. “O Anjo da Santa Casa”.

Além do curso de Enfermeira Obstétrica, Ir. Calista fez inúmeros outros cursos, especialmente ligados à saúde como Relações Humanas no Hospital, Enfermagem Profissionalizante, Aleitamento Materno, Higiene Alimentar entre outros.

Quando as Irmãs deixaram o serviço hospitalar na Santa Casa - agora Hospital Maria Auxiliadora - ela continuou atuando no mesmo hospital, porém exercendo também a Pastoral da Saúde.

Enquanto suas forças permitiram, Ir. Calista dedicou-se sempre aos doentes, sendo por isso muito amada por todos que a conheceram na sua dedicação e amor aos doentes e aflitos.

Ir. M. Calista foi, durante sua vida, um exemplo de dedicação e disponibilidade como também de alegria.

Ela foi sempre preocupada com os mais pobres e sofridos. Esteve ao lado, sobretudo de mães e bebês em situação de risco e de extrema pobreza.

Médicos como o Dr. Azinelli, sempre diziam que ela era o “Anjo” protetor dos desprotegidos.

Podemos aplicar a ela a frase: “Passou pela terra fazendo o bem”.

Foi um potencial “Madre Teresa" ou "Irmã Dulce Maringaense".

Quando suas forças decaíram e já não podia mais exercer seu apostolado entre os doentes, foi transferida para o Lar Rainha da Paz. Lá exerceu, por muitos anos o seu apostolado de rezar por todos que lhe pediam orações, especialmente pelos enfermos.

Teve uma vida muito feliz. Era sorridente e sempre agradecia a qualquer palavra ou pequeno presentinho que recebia.

Irmã Calista faleceu no dia 09 de julho de 2013.

Que o Senhor da Vida a recompense por uma vida toda dedicada ao seu Reino.

Merecidamente e por gentileza dos Irmãos da Misericórdia de Maria Auxiliadora, ela dará seu nome ao Centro médico Irmã Calista. Neste local, pobres em geral e mães em situação de vulnerabilidade continuarão a ser atendidos hoje, por outros “Anjos da saúde e da caridade”.


Ir. M. Helena Teixeira - Provincial MSNM

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS DO SITE