3° DIA DO TRÍDUO EM PREPARAÇÃO A PROFISSÃO RELIGIOSA DAS NOVIÇAS MARIA DO SOCORRO E LIZ MARISOL

3° DIA

Tema desse dia do tríduo - Lema da Noviça Liz Marisol: ''A minha alma engradece o Senhor, e Se alegra o meu Espírito em Deus meu Salvador'' (Lc 1,46-47).

GRAÇA A PEDIR: Pai faz-nos sensível à espiritualidade daquela que escolheste para ser Mãe de teu Filho, porque Ela penetrou de modo admirável, em teu mistério de amor.

 

Canto inicial: Quiero ser,Como tu Maria

https://www.youtube.com/watch?v=_Z7ZkS8n2ew

-Quero ser como tu, Como tu, Maria, Como tu, um dia, Como tu, Maria.

-Quero levar Jesus, Como tu, Maria, Como tu, um dia, Como tu, Maria.

-Quero aprender a amar, Como tu, Maria, Como tu, um dia, Como tu, Maria

-Quero dizer meu sim, Como tu, Maria, Como tu, um dia, Como tu, Mari

-Quero-me consagrar, Como tu, Maria, Como tu, um dia, Como tu, Maria

Animador: Irmãs, hoje nos terceiro dia do nosso tríduo, somos convidadas   a cantar com Maria as grandezas do Senhor. Iniciemos em Nome da Trindade Santa. E Nome do Pai, Do Filho e do Espirito Santo. Amem.

 

ACLAMAÇÃO DA PALAVRA

Shemá Israel adonai elohenu, adonai eha (bis)

Escuta Israel o Senhor é nosso Deus, um é o Senhor. (bis)

Leitura Bíblica: Lc 1, 46-56

 

REFLEXÃO:

Leitor 1: “Magnificat” é o título latino dado a este “Cântico de Maria”. O poema é uma coletânea de versos extraídos do Antigo Testamento, tendo como pano de fundo o chamado Cântico de Ana (1 Sm 2,1-10).

E, nesse sentido, é poema de mulheres pobres, não só por marcar o encontro de Maria e Isabel, mas por se constituir em memória de um grupo que por nós precisa ser melhor conhecido.

Leitor 2: Ao atribuir o poema a Maria, a comunidade de Lucas quer, entre outras coisas, afirmar que a jovem mãe fazia parte dos pobres de Deus (anawin), Na Sagrada Escritura, o termo hebraico anaw significa pobre aquele que confia em Deus e n’Ele espera a realização das promessas divinas feitas a Israel; no tempo de Jesus, usam a expressão anawin ruah, ou seja, pobres (anawin é plural de anaw) em espírito (ruah).

Leitor 1: É evidente a força feminina na manutenção da história através da memória oral, visto que a escrita estava ligada a pequenos grupos, normalmente de homens detentores do poder. Assim perceberemos como Maria conhecia bem a história de seu povo e dela tirava forças para lutar.

Leitor 2: A principal fonte inspiradora do Magnificat é o Cântico de Ana, mulher estéril, por isso discriminada e humilhada. Na amargura, chora e derrama a sua alma diante de Deus (1 Sm 1,10.15). Mas sabe expressar a sua gratidão ao se tornar mãe de Samuel: “eu o pedi a Javé” (1 Sm 1, 20). A ela também se atribui o poema presente em 1Sm 2,1-10. “O meu coração exulta em Deus, a minha força se exalta, o arco dos poderosos é quebrado, os fracos são cingidos de força”.

Leitor 1: Entretanto, o Magnificat percorre vários livros do Antigo Testamento. Isaías havia dito: “Transbordo de alegria em Javé, a minha alma se alegra, porque ele me vestiu com vestes de salvação, cobriu-me com um manto de justiça…” (Is 61,10). Hab 3,18 diz algo semelhante: “Eu me alegrarei em Javé, exultarei no Deus de minha salvação”. A figura do “Servo Sofredor” também é retomada, quando o poema diz que o Senhor “socorreu a Israel seu servo” (Lc 1,54).

Leitor 2: Em Maria acontece algo extraordinário: toda a sua alma concebe o Verbo de Deus, porque ela foi imaculada e isenta de vícios, guardou a sua castidade com pudor inviolável. Assim, com Maria, engrandece ao Senhor, aquele que segue dignamente a Jesus Cristo. A Virgem humilde de Nazaré vai ser a Mãe de Deus; jamais a onipotência do Criador se manifestou de um modo tão pleno. E o Coração de Nossa Senhora manifesta de modo transbordante a sua gratidão e a sua alegria. E então, canta: “a minha alma engrandece o Senhor e o meu espírito exulta em Deus meu Salvador”.

 

PARA REFLETIR:

Sou suficientemente humilde e consigo reconhecer assim como Maria, as grandes obras do Senhor na minha vida?

Tenho no olhar, a bondade de Deus que se manifesta para todas as pessoas?

Me preocupo e me ocupo dos mais pobres e desfavorecidos? O que posso fazer a partir de agora?

 

Animador: Rezemos com Maria, a Mãe de Jesus, as alegrias da bondade de Deus

cantando com o PE. Zezinho.

https://www.youtube.com/watch?v=LyT4THCudeo

Minh’alma dá glórias ao Senhor, Meu coração bate alegre e feliz Olhou para mim com tanto amor, Que me escolheu, me elegeu e me quis. E de hoje em diante eu já posso prever, Todos os povos vão me bendizer

O Poderoso lembrou-se de mim, Santo é seu nome sem fim

O povo dá glórias ao Senhor, seu coração bate alegre e feliz Maria carrega o Salvador porque Deus faz, sempre cumpre o que diz

E quando os povos aceitam lei , passa de pai para filho seu dom Das gerações Ele é mais do que rei, ele é Deus pai, ele é bom

Minh’alma dá glórias ao Senhor, Meu coração bate alegre e feliz Olhou para mim com tanto amor, Que me escolheu, me elegeu e me quis.

O orgulhoso Ele sabe dobrar, o poderoso Ele sabe enfrentar O pobrezinho Ele defenderá, não nos abandonará

O povo dá glórias ao Senhor, seu coração bate alegre e feliz Maria carrega o Salvador porque Deus faz, sempre cumpre o que diz

Quem tem demais qualquer dia vai ver o que é ter fome e não ter pra comer Quem passa fome comida terá, eis que a justiça virá

Minh’alma dá glórias ao Senhor, Meu coração bate alegre e feliz Meu povo já sente o seu amor, Ele promete, Ele cumpre o que diz Aos nossos pais Ele um dia jurou, Ele é fiel e jamais enganou, estamos perto da era do amor, Bendito seja o Senhor.

 

Oração a Maria (Oração elaborada por Liz Marisol Martínez Bordon, 18-03-2021).

Ó Bem-aventurada Virgem Maria, suplicamos a vossa intercessão por todos os vossos filhos e filhas, especialmente por aqueles que mais sofrem; pelos que padecem de enfermidades físicas, psíquicas ou espirituais; pelos pobres e necessitados, pelos marginalizados e esquecidos, e por todos aqueles que deixaram de sentir o calor do Amor e da misericórdia de Deus Pai.

Ajudai-nos, ó Mãe, para que nós, assim como vós, possamo-nos colocar à disposição da vontade de Deus e colaborar na construção do Reino, anunciando e proclamando as grandezas do Senhor, como também ajudando e servindo aos nossos irmãos e irmãs mais sofridos e necessitados.

Por meio de vós, ó Maria, a nossa oração chegue ao vosso amado Filho Jesus Nosso Senhor, que Vive e Reina com o Pai e o Espírito Santo, e é Deus pelos séculos dos séculos. Amem.


Bênção Final:

O Senhor nos abençoe e nos guarde, faça brilhar sobre nós a sua face e nos seja favorável, dirija para nós o seu Rosto e nos dê a sua paz!

Em Nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.