DIA DA VIDA CONSAGRADA


O Dia da Vida Consagrada foi celebrado pela primeira vez em 02 de fevereiro de 1997. Na mensagem do Papa São João Paulo II por ocasião deste primeiro dia, o pontífice da época recorda a estreita ligação entre a Festa da Apresentação do Senhor e a vocação específica dos consagrados e consagradas:

“O Dia da Vida consagrada é celebrado na festa em que se faz memória da apresentação que Maria e José fizeram de Jesus no Templo ‘para o apresentarem ao Senhor’ (Lc 2,22). Nesta cena evangélica, revela-se o mistério de Jesus, o consagrado do Pai, que veio ao mundo para cumprir fielmente a sua vontade (cf. Hb 10,5-7). Simeão o aponta como ‘Luz para iluminar as nações’ (Lc 2,32) e preanuncia, com palavra profética, a oferta suprema de Jesus ao Pai e a sua vitória final (cf. Lc 2,32-35). Assim, a Apresentação de Jesus no Templo constitui um eloquente ícone da total doação da própria vida, para todos os que foram chamados a reproduzir na Igreja e no mundo, mediante os conselhos evangélicos, ‘os traços característicos de Jesus virgem, pobre e obediente’ (Vita Consecrata, 1)”.

São João Paulo II, na mensagem, faz também uma comparação entre Maria e a Igreja: “A Virgem Mãe, que leva o Filho ao Templo, para que seja oferecido ao Pai, exprime bem a figura da Igreja que continua a oferecer seus filhos e filhas ao Pai celeste, associando-os à única oblação de Cristo, causa e modelo de toda a consagração na Igreja”.

Por fim, a mensagem exprime o desejo do Papa para que o Dia da Vida Consagrada “produza frutos abundantes para a santidade e a missão da Igreja. Especialmente, ajude a fazer crescer na comunidade cristã a estima pelas vocações de especial consagração, a fazer com que se torne sempre mais intensa a oração para obtê-las do Senhor, fazendo amadurecer nos jovens e nas famílias uma generosa disponibilidade para receber esse dom. A vida eclesial no seu conjunto será beneficiada, e disso há de haurir força a nova evangelização”.

A Vida religiosa, a vida da pessoa consagrada tem nome: é Cristo, é uma pessoa. A vida do dia a dia em diálogo amoroso com a pessoa de Jesus Cristo. Nós somos amados por Deus e chamados a estar com o Senhor e, assim, sermos enviados por ele, em nome dele, na força dele, aos lugares por onde ele mesmo deve ir para proclamar nos telhados o que ele vai recebendo e revelando.

A pessoa consagrada é expressão do seu diálogo com o Senhor. Sua vida é exegese do Senhor que ama e chama. Importante, pois, é manter o nosso olhar em Jesus. Quem mantem o olhar fixo em Jesus, aprende a viver para servir. Deus sempre viveu para servir e sempre viverá para servir. A glória de Deus é o amor, é a vida entregue. O segredo é não se afastar do Senhor e não deixar de caminhar por onde o Senhor caminha, assim no dizer do Papa Francisco, os religiosos e as religiosas são chamados a tornar presente no mundo o olhar do altíssimo, o olhar para a compaixão, o olhar que vai a procura dos distantes, que não condena, mas encoraja, liberta e consola.

A Vida Consagrada se caracteriza por se deixar amar e chamar por Deus. É uma amostra grátis do céu, da vida, da Santíssima Trindade e da bondade do Altíssimo. Somos amados e chamados por Deus.

Ir. Helena Teixeira - Provincial MSNM

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS DO SITE