DIA DA VIDA RELIGIOSA CONSAGRADA

No terceiro domingo de agosto a Igreja convida os seus fiéis para falar, rezar e refletir sobre a Vida Religiosa Consagrada. Esta multidão de fiéis consagrados, espalhados por todo mundo, são uma presença marcante em toda a história da Igreja e da sociedade contribuindo com suas obras evangelizadoras, educativas, de saúde, caridade e de vida contemplativa.
A missão profética da vida consagrada desafia a novas formas de presença na Igreja e na sociedade. Diante de um mundo materializado e globalizado, o consagrado é chamado a desenvolver e a resgatar o sentido antropológico profundo do ser humano. Pela consagração religiosa, os consagrados colocam o centro de suas vidas, não nas coisas que passam, mas nas perenes sendo testemunhas da vida e da presença de Deus no coração da humanidade. A resposta da vida consagrada está antes de tudo, na prática alegre dos Conselhos Evangélicos ou votos de pobreza, obediência e castidade, como testemunha da força do amor de Deus na fragilidade da condição humana.
Diante do grito de tantos irmãos desprovidos das necessidades básicas de sobrevivência, a consagrada atesta que, aquilo que é visto como impossível pela maioria das pessoas torna-se, com a graça do Senhor Jesus, possível e verdadeiramente libertador.
O Papa Francisco desafia os religiosos a uma “Igreja em saída”. É preciso que os consagrados, estejam presentes no mundo de hoje, dando testemunho de que, seguir a Jesus Cristo, é viver a fraternidade, acolher a vontade de Deus e caminhar juntos em união, na comunidade de fé.  Este dizer do Papa é um apelo para a Vida Consagrada, na sua missão Apostólica, conforme o Carisma e a missão da Congregação.
A resposta da vida consagrada está na prática alegre, como testemunho da força do amor de Deus que os chamou e consagrou para doar sua vida em favor dos irmãos, vivendo a consagração na alegria e na certeza de que Deus completa a obra que é Dele. Na gratidão a Deus pelo Chamado e pela graça do Sim buscam fidelidade como proposta de servi-lo. A Palavra de Deus, a Eucaristia e a missão apostólica são o sustento da Vida Religiosa Consagrada.
A Comunidade Fraterna caracteriza a Vida Religiosa Consagrada. Ela é a fonte, o lugar de encontro, acolhida, partilha e solidariedade. São chamados a viver a radicalidade da missão recebida no Batismo. Sem a vivência comunitária, este modo de vida não teria sentido.
Que a Semana da Vida Consagrada nos ajude a redimensionar a nossa vocação e missão, na busca de “COMO MARIA, SER SINAL DO VINHO NOVO".
Parabéns! Muitas bênçãos e graças de Deus para todas nós.

                                                 

Ir. M. Helena Teixeira

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS DO SITE