A ALEGRIA DE CELEBRAR 100 ANOS

História, vida e testemunho entrelaçados

100 anos de Fundação da Congregação das Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria

                                                                                                                                       1920-2020


Há 100 anos nascia, em Meppen, na Alemanha, a Congregação das Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria. O então Bispo da Diocese de Osnabrück, nosso Fundador, viu seu coração de pastor inquieto com os resquícios da primeira Guerra Mundial e com os cristãos dispersos na Diáspora alemã.  Ele, então, convidou para iniciar a nova Congregação seis jovens Alemãs que foram expulsas da França por causa da guerra e tiveram que retornar a terra Natal.  Elas eram da Congregação das Irmãs Maristas Missionárias e se preparavam para as missões na Oceania. As jovens aceitaram esse convite tão especial e o início, no dia 25 de março de 1920, foi com muita esperança, alegria e também muitos desafios.

Ao longo desses cem anos de fundação, a Congregação se expandiu para a Suécia, para o Brasil e para o Paraguai. Assim, é hora de agradecer e de nos concentrarmos no testemunho carismático de nossa missão, a razão de nossa existência como Congregação.  O Papa Francisco nos convoca a proclamar a alegria do Evangelho aos pobres e sair em missão às periferias das cidades e do mundo.

Como Congregação, nós existimos na Igreja com uma finalidade específica e significativa, como afirmam as nossas Constituições:  “… nossa vocação de Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria nos faz participantes no Projeto Missionário de Jesus e da Igreja.  A busca angustiante de fé de tantos homens e mulheres é um apelo para nos empenharmos com todo o nosso ser a fim de que o Evangelho lance raízes e cresça nos corações humanos” (Const. 1,4). Então, "Quem somos" (nosso ser/ vida) e "o que fazemos" (nosso fazer/ missão) deve ser sinal para o mundo.

Estamos vivendo tempos difíceis, tanto no mundo quanto na Igreja. Como pessoas que são lideradas pelo Espírito, devemos ouvir, ler e discernir os sinais dos tempos com calma e audácia para que o novo possa ser gestado em nós e por nós “Vinho novo em odres novos” (Mc 2,18-22).

Agradecidas, sigamos confiantes rumo ao próximo centenário. A missão pertence a Deus, que compreende nossas alegrias e desafios e se aproxima de nós em solidariedade. Que Maria, nossa Mãe e modelo interceda por nós para que como ela, sejamos sinal do “Vinho Novo”.

Ir. M. Helena Teixeira - Provincial MSNM


VEJA OUTRAS NOTÍCIAS DO SITE