MAIO, MÊS DE MARIA!


UMA REFLEXÃO PARA OS DEVOTOS E DEVOTAS DE NOSSA SENHORA


“Eis aqui a serva do Senhor. Faça-se em mim segundo a tua Palavra”. (Lc 1,38)


Neste mês de Maio, que celebramos a presença amorosa de Maria na vida e no culto devocional em nossas Igrejas e na Congregação, queremos voltar nosso olhar mais intensamente para Ela, que é nossa Mãe e Modelo.

Nas Constituições das Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria, no Capítulo 01, diz: “Maria aceita ser integrada e participante no projeto missionário. Como ““Serva do Senhor consagrou-se inteiramente à Pessoa e a Obra de seu Filho, servindo sob Ele e com Ele por graça de Deus Onipotente, ao mistério da Redenção”” (LG 56).”

Maria se auto define como a “serva do Senhor” e pedi “faça-se em mim segundo a tua Palavra”. Não se expressa passividade diante das palavras proferidas pelo anjo e, sim, vai ao encontro, acolhe o que o anjo pronuncia,  dando o seu ‘Sim’.

A resposta dada por Maria, não é uma resposta de passiva submissão, mas constitui uma oração, uma expressão de alegria e generosidade, um desejo de comprometer-se radicalmente com o Projeto de Jesus Cristo: “buscar e salvar o que está perdido”. Maria diz o seu ‘Sim’ e é agraciada por Deus em vista da importante missão recebida.

Como Missionárias e Missionários do Santo Nome de Maria, nós Irmãs e Leigos, somos chamados a olhar para essa Mulher Missionária, que vai ao encontro das necessidades do povo, de maneira particular, dos mais pobres, necessitados de ajuda, de compreensão e de acolhida.

Que Maria, a Mãe de todas as Mães, servidora do Evangelho e no Projeto de Salvação, nos ensine a sermos mais simples e colaboradores neste projeto Missionário, no ano que estamos a celebrar o Centenário de Fundação de Nossa Congregação.

Nos unamos em oração, rezando a Oração do Papa Francisco “Maria, mulher da escuta, da decisão e da ação”, pedindo a intercessão de Nossa Senhora pelo Papa Francisco, por toda a Igreja, pelo Centenário da Congregação das Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria e  por todas as famílias.

“Maria, mulher da escuta, faz com que se abram nossos ouvidos, que saibamos escutar a Palavra de seu Filho Jesus entre as milhares de palavras deste mundo. Faz que saibamos escutar a realidade em que vivemos, a cada pessoa que encontramos, especialmente aos pobre, aos necessitados que tem mais dificuldades.

Maria, mulher decidida, ilumina nossas mentes e nossos corações para que saibamos obedecer á palavra de seu Filho, Jesus Cristo, sem vacilações; dá-nos a valentia de sua decisão, da não deixarmos que outros orientem a nossa vida.

Maria, mulher de ação, faz que nossas mãos e nossos pés se movam “depressa” para ajudar aos outros, para levar a caridade e o amor de teu Filho Jesus, como Tu, levaste a Luz do Evangelho ao mundo”.  Amém.

                                                                            Ir. M. Neusa da Silva Santos - MSNM