COM A FORÇA DA FÉ, O NATAL EM TEMPO DE PANDEMIA


Chegou o Natal, festa da alegria e do encontro, que é, também, um convite para refletirmos sobre a humildade, a pobreza e o despojamento que o Filho de Deus escolheu para si mesmo na Encarnação. Recordamos que celebrar o Natal é um gesto cristão, que nos lembra o Salvador, que se fez um de nós. O Natal para nós é um convite para contemplarmos o mistério de Deus a partir da manjedoura e, também, um apelo para abrirmos nosso coração para reconhecer e acolher todos aqueles que cruzam nossos caminhos, principalmente os mais necessitados e isso, inclui os nossos colaboradores.

No Presépio, contemplamos o mistério de Deus que nos revela seu amor incondicional e aberto a toda a humanidade, ensinando-nos a importância de reconhecê-Lo, amá-Lo e servi-Lo nos irmãos e irmãs, em especial, os mais necessitados (cf. Mt.25, 31- 45).

Que a Sua chegada preencha nossos corações e que neste Novo tempo, tenhamos olhos atentos para percebermos que Deus está vivo e presente entre nós (Mt 28, 20) e que seu Reino é de paz e justiça. Não podemos ser indiferentes à dor de nossos irmãos e irmãs, próximos ou distantes de nós. A Celebração do Natal é tempo de renovar nossa Esperança e nossa alegria mesmo diante dos desafios da Pandemia. Renovar nossos bons propósitos e assumirmos compromisso em favor da defesa da vida e no cuidado com a Casa Comum.

A vida humana é um caminho.  

Rumo a qual meta?

Como achamos o itinerário a seguir?
A vida é como uma viagem no mar da história, com frequência enevoada e tempestuosa, uma viagem na qual perscrutamos a ESTRELA que nos indicam a rota.
As verdadeiras estrelas da nossa vida são as pessoas que souberam viver com retidão. Elas são luzes de esperança.
Certamente, Jesus Cristo é a luz, o sol erguido sobre todas as trevas da história. Mas, para chegar até Ele precisamos também de luzes vizinhas, de pessoas que dão luz recebida da luz d’Ele e oferecem, assim, orientação para a nossa travessia.
E quem mais do que Maria poderia ser para nós estrela de esperança?
Ela que, pelo seu “sim”, abriu ao próprio Deus a porta do nosso mundo;
Ela que Se tornou a Arca da Aliança viva, onde Deus Se fez carne, tornou-Se um de nós e montou a sua tenda no meio de nós.  (Spe salvi, 49)

A todas as Irmãs, Noviças, Leigos Missionários do Santo Nome de Maria, Benfeitores e a você que está lendo está mensagem, saudações fraternas e desejo de um alegre Natal e Ano Novo cheio de bênçãos e esperanças.

Ir. M. Helena Teixeira e Conselho Provincial