DIA MUNDIAL DO MEIO AMBIENTE E A CASA COMUM

Nesta semana, 05 de junho de 2020, celebramos o Dia Mundial do Meio Ambiente. Em vários países foram promovidas atividades e iniciativas de sensibilização para o cuidado da natureza e da relação do ser humano com o planeta Terra.

Faz cinco anos que o Papa Francisco enviou a Carta Encíclica “Laudato Si”, que significa “Louvado seja”, sobre o cuidado da casa comum. Na Carta, o Papa faz um apelo:

 “O urgente desafio de proteger a nossa casa comum inclui a preocupação de unir toda a família humana na busca de um desenvolvimento sustentável e integral, pois sabemos que as coisas podem mudar. O Criador não nos abandona, nunca recua no seu projeto de amor, nem se arrepende de nos ter criado. A humanidade possui ainda a capacidade de colaborar na construção da nossa casa comum. O Papa diz: desejo agradecer, encorajar e manifestar apreço a quantos, nos mais variados setores da atividade humana, trabalham para garantir a proteção da casa que partilhamos. Uma especial gratidão àqueles que lutam, com vigor, para resolver as dramáticas consequências da degradação ambiental na vida dos mais pobres do mundo. Os jovens exigem de nós uma mudança; interrogam-se como se pode pretender construir um futuro melhor, sem pensar na crise do meio ambiente e nos sofrimentos dos excluídos. ”  Faz convite à ação, ao diálogo e a urgência em construir o futuro do planeta. O Papa diz ainda que precisamos de um debate que nos una a todos, porque o desafio ambiental, que vivemos, e as suas raízes humanas dizem respeito e têm impacto sobre todos nós.”
Na Casa Comum, nossa responsabilidade, precisamos garantir o direito da planta brotar, da  fonte espalhar vida e da justiça se espalhar qual riacho que não seca, assegurando o direito ao saneamento básico para todas as pessoas e empenharmo-nos, à luz da fé, por políticas públicas e atitudes responsáveis que garantam a integridade e o futuro de nossa Casa Comum. Precisamos promover o conhecimento concreto da realidade local, do saneamento básico e, principalmente atenção ao gasto excessivo da água. Compreensão da relação entre ecumenismo, fidelidade à proposta cristã e envolvimento com as necessidades humanas básicas.

Em tempos de pandemia em que a vida se encontra ameaçada, rezemos:

Deus da vida, da justiça e do amor, Vós fizestes com ternura o ser humano e o nosso planeta, como morada de todas as espécies e povos.
Dai-nos assumir, na força da fé e em irmandade ecumênica, a corresponsabilidade na construção de um mundo sustentável e justo, para todos.
No seguimento de Jesus, com a Alegria do Evangelho e com a opção pelos pobres. Ajuda-nos neste tempo de Coronavírus a defendermos a vida humana e a vida do Planeta, amém.

Ir. M. Helena Teixeira - Provincial MSNM

VEJA OUTRAS NOTÍCIAS DO SITE