FESTA DO SANTO NOME DE MARIA

No dia 12 de setembro a Igreja celebra a festa do Santo Nome de Maria. E esse dia é um dia muito especial para a nossa Congregação pois com muita alegria levamos o nome da Mãe de Jesus: Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria.

O nome para todas as pessoas indica identidade. E dentro da cultura bíblica isso não é diferente. O nome tem significado especial, servindo para distinguir uma pessoa da outra, sua identidade e função.

No Evangelho de Lucas está registrado o nome da Mãe de Jesus: “O nome da Virgem era Maria.” (Lc 1,27) E em seguida, o mesmo nome é reiterado várias vezes (Lc 1,29. 30.38.39.41.46.56).

O nome de Maria fazia parte da cultura do seu povo.  Sendo Maria a escolhida para Mãe do Redentor, esse nome ganha um sentido especial pela importância de estar ligada profundamente  à  história da salvação. 

“Nome dulcíssimo, nome de amor! Tu és o refúgio do pecador”. Maria desempenhou um papel fundamental na história do povo de Deus, sendo a Mãe de Jesus Cristo, nosso Redentor (Lc 1-2) e cooperando com Ele na salvação da humanidade.

Assim hoje, ser religiosa Missionária do Santo Nome de Maria é voltar nosso olhar para Maria e nos inspirar em suas atitudes, ações, palavras, buscando no nosso dia a dia viver como Maria viveu. Nós, Irmãs Missionárias do Santo Nome de Maria, temos como propósito viver o nosso carisma de “Anunciar Jesus Cristo pela nossa vida, a exemplo de Maria”.


                                                 Ir. Maria Glasiela - MSNM




ORAÇÃO AO SANTÍSSIMO NOME DE MARIA

 (Santo Afonso Maria de Ligório)


Ó poderosa Mãe de Deus e Mãe minha, Maria, é verdade que eu não sou digno nem mesmo de nomear-Te, mas Tu me amas e desejas a minha salvação. Concedei-me, embora a minha língua seja impura, de poder sempre chamar em minha defesa o Teu Santíssimo e Poderosíssimo Nome, porque o Teu Nome é a ajuda de quem vive e a salvação de quem morre.

Maria puríssima, Maria dulcíssima, concede-me a graça de que o Teu Nome seja de agora em diante o sopro de minha vida. Senhora, não demore em me socorrer toda vez que eu Te chamar, porque, em todas as tentações e em todas as minhas necessidades, não quero parar de invocar-Te, repetindo sempre: Maria, Maria. Assim quero fazer durante minha vida e espero particularmente na hora da morte, para vir louvar eternamente no Céu o Teu amado Nome: “Ó clemente, ó pia, ó doce Virgem Maria”.

Maria, amabilíssima Maria, que conforto, que doçura, que confiança, que ternura sente a minha alma mesmo apenas pronunciando o Teu Nome, ou apenas pensando em Ti! Dou graças ao meu Deus e Senhor que Te deu, para meu bem, este Nome tão amável e poderoso.

Ó Senhora, não me basta chamar-Te pelo nome algumas vezes, quero invocar-Te mais vezes, quero que o amor me lembre de chamar-Te a toda hora, em tal modo a poder eu também exclamar com Santo Anselmo: “Ó Nome da Mãe de Deus, Tu és o meu amor!”.

Minha querida Maria, meu amado Jesus, os Vossos dulcíssimos Nomes vivam sempre no meu e em todos os corações. A minha mente se esqueça de todos os outros, para lembrar-se somente e para sempre de invocar os vossos Nomes adorados.

Meu Redentor Jesus e minha Mãe Maria, quando chegar o momento de minha morte, no qual a alma tiver que deixar o corpo, me concedam, então, pelos Vossos merecimentos, a graça de pronunciar as últimas palavras dizendo e repetindo: “Jesus e Maria Vos amo, Jesus e Maria Vos dou meu coração e minha alma”.