FESTA DA ANUNCIAÇÃO DO SENHOR, 100 ANOS DE NOSSA CONGREGAÇÃO

A Anunciação do anjo à Maria marca o início da Redenção humana.  Com seu “sim”, Maria divide a história da humanidade em antes e depois, em velho e novo.  Ao aceitar o projeto de Deus, Maria se insere definitivamente na aliança de Deus com seu povo: através dela o Filho de Deus se fará homem e se fará presente e atuante em seu tempo e por toda a eternidade.

Com sua atitude, Maria torna-se corredentora, participando do resgate da humanidade em direção ao coração de Deus.  Através de Maria Deus se fará homem e na vida terrena experimentará o limite da condição humana para revelar-Se Pai amoroso, Filho amado, Espírito amante.

Com a festa da Anunciação a Nossa Senhora, a Igreja quer celebrar esse momento único em que Cristo começa a ser gerado no ventre de Maria.  A jovem, que questiona o anjo por não entender como tal coisa poderia acontecer já que não conhecia homem, consegue perceber nas palavras do mensageiro a certeza de Deus e Sua verdade.  Assim, abre seu coração e seu corpo ao extraordinário, àquilo que assombrará a humanidade por gerações: ser corpo virgem gerará uma vida – mistério insondável de Deus, revelação suprema de Seu poder em tornar possível o impossível aos olhos humanos.

Possamos com essa festa nos abrir ao extraordinário, aceitar com gratidão o projeto de Deus sabendo-nos partícipes da construção de um novo estado de coisas e, sobretudo, testemunhar que desde aquele dia comum, na pequena cidade de Nazaré da Galileia, o próprio Deus está presente no meio da humanidade. 

“E o nome da Virgem era Maria” (Lc 1, 27) ao rezar este versículo, o nosso Fundador escolheu o Nome da nossa Congregação há cem anos atrás.

Este não é um simples NOME, é um projeto de vida, é um convite a vivermos a nossa missionariedade na simplicidade e na doação a Deus e aos irmãos nas atuais diásporas do mundo.

       

                                                                   

   

                                                                                               


No dia 22 de março de 2020 iríamos celebrar solenemente a festa do nosso Jubileu agradecendo ao Deus da vida pela vida e missão de cada Missionária do Santo Nome de Maria. Contudo, estamos em quarentena, tempo propício para rezar, agradecer e rever o caminho pedindo perdão pelas falhas e nos propondo ao novo com os olhos fixos em Jesus.

Falando em agradecimento, quero partilhar as felicitações e agradecimentos de nossos convidados: Dom Vicente, Dom Giuliano, Dom Bruno, Dom Luis Arcebispo Emérito de Manaus, Dom Paulo da Diocese de Alagoinhas na Bahia, Dom João Kot da Diocese de Zé Doca no Maranhão, Dom Pedro Collar Noguera - Bispo da Diocese de São João Batista no Paraguai. Todos ligaram ou escreveram parabenizando a Congregação e agradecendo o testemunho e a missão das Irmãs nestas regiões.

Muitos padres também escreveram para felicitar e agradecer, entre eles: Padre Guido de Sinop-MT; Padres Yiyio e Pe. Otto do Paraguai; Pe. Renato, Pe. Domingos, Pe. Julinho, Pe. Alvelino e Pe. João Caruana de Maringá-PR. 

Muitas manifestações e felicitações das Congregações Religiosas e de Leigos ligados à nossa vida e missão. Por tudo, Deus seja louvado.

Em tempo oportuno, poderemos realizar a nossa Assembleia Provincial e celebrar o Jubileu de 70 anos de Vida Religiosa de Ir. M. Johannita e Ir. M. Dolores e também o Jubileu de 50 anos de Vida Religiosa de Ir. M. Beatriz.

Sem a possibilidade de participarmos das celebrações diárias, convido-as para fazer a renovação anual dos Votos no dia 25 de março na oração das Laudes.

Termino com um agradecimento especial à Ir. M. Andrea (Madre Geral) e ao Conselho Geral pelas felicitações. Nos unimos a todas as Irmãs da Alemanha e da Suécia que na mesma situação nossa, celebram em silêncio o nosso Jubileu de 100 anos de História.

É hora de votar às fontes e olhar para o futuro com esperança.

Deus nos abençoe e ilumine hoje e sempre,


 Ir. M. Helena Teixeira - Provincial MSNM





CARTA COM SAUDAÇÕES DE ROMA E  BÊNÇÃO APOSTÓLICA DO SANTO PADRE O PAPA FRANCISCO PELOS 100 ANOS DE FUNDAÇÃO DE NOSSA CONGREGAÇÃO


Carta em alemão (texto original) e carta em português (texto traduzido)